02.08.2021

Gengiva machucada: o que pode ser? Como tratar?

A gengiva machucada pode indicar gengivite ou periodontite.
A gengiva machucada pode indicar gengivite ou periodontite.

Gengiva machucada é sempre um sinal de alerta para os pacientes. Comum em diferentes idades, o quadro pode estar relacionado a uma série de problemas bucais, como a gengivite e a periodontite. Por isso, ao notar a gengiva machucada em volta do dente, é importante buscar um profissional para garantir o diagnóstico correto. Pensando nisso, nós conversamos com a dentista Cecilia Costa, que revelou as principais causas da gengiva machucada e os tratamentos indicados para a condição. Veja só! 

Como identificar uma gengiva machucada?


Notar a gengiva machucada em volta do dente ou após a limpeza pode até parecer inofensivo, mas o problema requer uma atenção especial. Isso porque o quadro pode ser um sinal de que o tecido gengival não está saudável. “Uma gengiva saudável possui uma cor mais rosada e não costuma sangrar durante escovação e alimentação”, revela a dentista. Em alguns casos, a gengiva possui também uma dose de melanina que resulta em uma coloração mais arroxeada na sua superfície.

Por isso, ao notar a gengiva machucada, sangrando ou com mudanças na coloração é importante ficar atento. Se os sintomas forem seguidos de mau hálito, inchaço e retração gengival, o ideal é consultar um dentista de confiança o quanto antes.

Gengiva machucada: as causas mais comuns do quadro


A gengiva machucada pode estar ligada a diversos fatores. No entanto, a especialista explica que a gengivite e a periodontite são as principais causas para o quadro.  “Uma gengiva machucada e inflamada pode significar gengivite, que é caracterizada pelo sangramento e inchaço, ou doença periodontal que pode levar à perda precoce dos dentes”, afirma. 

Além destes, existem outros casos que também podem resultar em uma gengiva machucada. O hábito de ranger os dentes, conhecido como bruxismo, é um deles. Isso porque a força excessiva sobre os tecidos que suportam os dentes podem favorecer danos na região. Má nutrição e gravidez também são algumas condições relacionadas à gengiva machucada, já que os quadros provocam alterações hormonais que favorecem problemas na gengiva.

Como tratar gengiva machucada?
 

O tratamento para gengiva machucada pode variar de acordo com a causa do quadro. A gengivite, por exemplo, requer uma profilaxia dentária, que é a limpeza feita no consultório odontológico para remoção da placa bacteriana. Por outro lado, a gengiva machucada por conta de periodontite pode exigir o uso de anti-inflamatórios, antibióticos, enxaguantes bucais antissépticos e até mesmo cirurgias. 

Mas, de maneira geral, a principal forma de tratar a gengiva machucada é através da rotina de higiene bucal. Isso porque, na maioria das vezes, o quadro está relacionado com acúmulo de placa bacteriana causada pela limpeza ineficiente. “Ter um bom cuidado na limpeza dos dentes e sempre usar o fio dental após as refeições é fundamental. O fio dental é responsável por limpar áreas em que a escova não consegue alcançar, fazendo com que todas as faces dos dentes fiquem limpas”, finaliza a Dra. Cecilia. 

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Cecilia Maria Costa - Dentista formada pela Universidade Federal Fluminense com atualização em cirurgia oral menor avançada pela ABO-RJ. Pós-graduanda em implantodontia e com experiência em harmonização orofacial clínica e harmonização orofacial cirúrgica.
CRO-RJ: 42399


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal