Fotopolimerizador: o que é e como ele pode ajudar o seu sorriso
Você sabe o que é um fotopolimerizador e como ele ajuda a melhorar seu sorriso? Saiba mais sobre este equipamento essencial nos procedimentos odontológicos!
Compartilhar em suas redes
Você já ouviu falar no fotopolimerizador? Dentre todos os equipamentos típicos de um consultório odontológico, ele é o que costuma se destacar, provavelmente por causa da luz que ele emite quando o dentista analisa nossa boca. A verdade é que depois de algumas idas ao dentista, a gente começa a se acostumar com o ambiente, mas não deixamos de nos perguntar para que servem tantas ferramentas, né? Por isso, o Sorrisologia resolveu te contar um pouquinho mais sobre o que é o fotopolimerizador e de que forma ele pode auxiliar na saúde do seu sorriso!
O que é um fotopolimerizador e para que serve?
Conhecido por transmitir uma luz azulada, esse aparelho tem uma importante função no dia a dia do dentista. Na prática, essa luz ativa uma substância chamada de canforoquinona, presente nos compostos de resina e em outros produtos odontológicos, endurecendo o tecido. O processo de ativação é chamado de polimerização e nada mais é do que uma reação química causada pela luz emitida. Com o endurecimento dessas células, é possível garantir maior durabilidade dos procedimentos realizados.
Por que a luz é azul?
O motivo para luz ser azul é que essa coloração é a única capaz de aquecer uniformemente a estrutura molecular da resina em sua totalidade, sendo a escolha mais eficiente e eficaz. Isso traz maior resistência e durabilidade ao material fotoativado, que normalmente é a canforoquinona. No entanto, vale destacar que isso também vai depender da intensidade da luz transmitida, já que o dentista pode optar por uma atuação mista ou constante por parte do fotopolimerizador.
Em que procedimentos o fotopolimerizador atua?
Além de atuar nas resinas compostas, o fotopolimerizador também auxilia em outros procedimentos odontológicos, como no clareamento dental ou no tratamento ortodôntico. Quem já usou aparelho fixo, sabe bem como é isso: tanto na colagem de bráquetes quanto na colocação de outros acessórios, o dentista sempre usa a ferramenta para melhor fixação. Já para quem pensa em aderir ao clareamento dental no próprio consultório, pode aguardar que em algum momento a tão famosa luzinha vai aparecer.