Fita de clareamento dental é melhor do que a moldeira?
O clareamento dental com fita e o clareamento dental com moldeira são duas opções para fazer o procedimento em casa. Você sabe qual é a melhor?
Compartilhar em suas redes
A fita clareadora e a moldeira são duas opções de clareamento dental caseiro. As técnicas são conhecidas por trazerem mais comodidade para o paciente, que pode realizar todo o tratamento em casa. No caso das tiras, a praticidade parece ser ainda maior, pois o produto é facilmente encontrado em farmácias e supermercados. Outros fatores que chamam atenção é que as fitas são mais baratas e não exigem prescrição de um dentista na hora de comprar. O uso de moldeira para clareamento, por sua vez, precisa de indicação e monitoramento profissional durante todo o procedimento, além de ter um custo mais alto. Será que compensa pagar menos para ter os dentes mais claros e livres de manchas?
Veja a seguir qual o melhor método de clareamento dental caseiro.
Fita clareadora e moldeira para clareamento: qual a melhor opção?
Ao optar por um tratamento clareador, muitos pacientes consideram como melhor opção aquela que oferece bom custo benefício Entre a moldeira e a fita clareadora, a segunda é a alternativa mais prática, barata e de fácil uso. Contudo, os dentistas não consideram as tiras uma técnica de branqueamento dos dentes segura. O primeiro motivo é que as fitas clareadoras compradas em farmácias ou supermercados não se ajustam bem nos dentes e na boca. Assim, a gengiva e outros tecidos da cavidade oral ficam expostos ao agente clareador, o que favorece irritação e sensibilidade dentária.
Outra desvantagem da fita clareadora é a qualidade inferior do resultado final. As tiras não alcançam todos os dentes da boca, somente os frontais. Já a duração é menor comparada às técnicas de clareamento feitas com indicação do dentista. Por isso, algumas pessoas passam a usar as fitas de clareamento com certa regularidade para manter o sorriso branco, causando desgaste do esmalte dental.
As moldeiras com gel clareador são a melhor opção de clareamento caseiro. O tratamento é feito com supervisão de um dentista e oferece mais segurança para o paciente. Outra vantagem é sua ação efetiva, que garante o embranquecimento dos dentes sem grandes riscos para a saúde bucal.
Uso excessivo de gel clareador pode provocar manchas e hipersensibilidade nos dentes
Todo tratamento para clarear os dentes deve ser feito com supervisão de um dentista, principalmente o caseiro. Embora o clareamento dental com moldeiras seja considerado um método seguro, sua eficácia depende do uso correto. Um dos cuidados mais importantes é garantir que o molde esteja bem ajustado nos dentes do paciente. O objetivo é reduzir os riscos de extravasamento do gel clareador para a gengiva e outras partes da boca.
O tempo de uso da moldeira e a quantidade de produto aplicada não devem ir além da indicação do dentista. Caso contrário, ao invés de potencializar os resultados, o tratamento pode provocar o aumento da sensibilidade dos dentes e até manchas. Ao perceber qualquer incômodo após o início do procedimento, entre em contato com o seu dentista.
Redação: Joanna Dark