Utilizar a fita de clareamento dental é seguro?
Fitas para clareamento dental chamam atenção pela praticidade, mas uso frequente compromete saúde dos dentes
Fitas para clareamento dental chamam atenção pela praticidade, mas uso frequente compromete saúde dos dentes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Usar a fita de clareamento dental é seguro?

A fita de clareamento dental costuma ser vista como um método prático e barato para deixar os dentes mais brancos, mas será que ele é seguro? Saiba mais.

21/01/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A fita de clareamento dental costuma ser vista como um método prático e barato para deixar os dentes mais brancos. O tratamento consiste no uso de tiras que contêm uma substância que age sobre os dentes, reduzindo manchas e o amarelado da dentição. Entretanto, o efeito clareador da técnica tem uma duração bem inferior se comparada a outros tipos de clareamento, como o feito a laser ou com uso de moldeiras. Por isso, algumas pessoas costumam usar as fitas com certa regularidade, principalmente em situações de urgência ou quando não é possível arcar com os custos de outros procedimentos para deixar o sorriso mais branco. Conversamos com a dentista Uila Ramos da Silva para saber mais sobre as fitas clareadoras e os cuidados necessários. 

Uso de fita adesiva para clareamento dental é seguro? 

As fitas clareadoras são tiras que podem ser compradas em farmácia e não precisam de receita. Por serem práticas, baratas e de fácil uso, muitas pessoas recorrem ao método para atenuar manchas e reduzir o amarelado dos dentes. No entanto, de acordo com a dentista Uila, esse tipo de tratamento não é indicado pelos profissionais de saúde bucal, nem pelas agências reguladoras. “A comercialização das fitas clareadoras infringe a resolução da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA) que determina a proibição de comercialização de materiais clareadores sem a prescrição do cirurgião-dentista”. 

Segundo a especialista, produtos com concentração de peróxido de hidrogênio superior a 3% só podem ser utilizados mediante prescrição odontológica. No caso das tiras, sua composição contém a substância em um nível acima do permitido. Logo, elas não devem ser utilizadas sem acompanhamento profissional. Além disso, existe a possibilidade do paciente ingerir o agente clareador ou que ele encoste na gengiva e em outras mucosas da boca, o que pode causar sensibilidade dentinária, manchas e outros problemas bucais. Sendo assim, a dentista orienta evitar o método. “O uso desta modalidade de tratamento com a finalidade de clarear os dentes expõe o paciente a riscos desnecessários que comprometem seriamente a sua saúde”, afirma. 

Uso frequente da fita de clareamento causa desgaste do esmalte dentário

As fitas de clareamento dental podem ser prejudiciais à saúde bucal quando não há controle do uso pelo paciente. O contato frequente dos dentes com o peróxido de hidrogênio causa desgaste do seu esmalte, condição conhecida como erosão ácida. Como resultado, a dentina fica mais exposta e o paciente passa a apresentar sensibilidade ao ingerir bebidas geladas e alimentos doces. Portanto, usar as fitas de clareamento com frequência não é uma prática benéfica para os dentes. Se o seu objetivo é ter um sorriso branco e uniforme, o ideal é investir em um tratamento com efeito mais duradouro.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias