27.01.2021

Dor de garganta e nariz entupido: entenda a relação desses sintomas com a saúde bucal

Dor de garganta e nariz entupido são sintomas que podem trazer diversas consequências para sua saúde bucal. Saiba mais!
Dor de garganta e nariz entupido são sintomas que podem trazer diversas consequências para sua saúde bucal. Saiba mais!

Atire a primeira pedra quem nunca lidou com uma dor de garganta acompanhada por outros sintomas, como o nariz entupido. O quadro é bastante comum e pode estar ligado a uma série de fatores, que vão desde uma síndrome gripal a origens não infecciosas. Mas será que a sensação de dor de garganta e nariz entupido também pode estar relacionada com a sua saúde bucal? Para desvendar esse mistério, conversamos com o dentista Maurício Duarte que explicou os motivos por trás desses sintomas e os riscos que eles podem trazer para o seu sorriso. Entenda!

O que causa dor de garganta?

Segundo o Drª Maurício, a inflamação das amígdalas ou da faringite é a principal causa da dor de garganta. No entanto, a especialista alerta que o quadro de inflamação pode ser resultado de diferentes fatores. “Esta situação incômoda pode ter origem alérgica, viral, bacteriana ou traumática”, afirma a dentista. Sendo assim, a dor de garganta pode ter origem infecciosa ou não infecciosa. No segundo caso, o uso excessivo da voz, o ar seco, a fumaça, possíveis alergias, refluxo e até mesmo câncer podem ser possíveis motivos por trás desse sintoma.

Dor de garganta vs. saúde bucal: qual a relação?

Assim como outros sintomas que atingem a cavidade bucal, a dor de garganta também pode estar ligada aos cuidados com a sua saúde bucal. A ausência de uma boa higiene oral, por exemplo, é um dos fatores que podem contribuir para a dor de garganta. “A falta de escovação facilita a presença de saburra lingual e doenças da gengiva, como gengivite e periodontite, aumentando os riscos de proliferação bacteriana e formação de amigdalites que, por sua vez, causam a dor de garganta”, explica o profissional.

Além disso, a baixa produção salivar também pode resultar no problema. Uma vez que a saliva possui um papel fundamental na defesa do organismo contra vírus e bactérias, a sua diminuição pode acarretar odinofagia, que é a dor ao engolir, e predispor faringe e amígdalas as infecções.

Nariz entupido pode favorecer o surgimento de problemas bucais

Ao lidar com a sensação de nariz entupido, é comum que a primeira reação seja optar pela respiração bucal. Mas, o que poucos sabem é que, o hábito combinado com o ronco durante as noites de sono pode contribuir para o ressecamento da mucosa bucal e outros incômodos. “Quando temos o nariz entupido ou uma dificuldade em respirar pelo nariz, mesmo que a pessoa tenha uma produção normal de saliva, a mucosa bucal sofrerá os efeitos do ressecamento provocado pela respiração pela boca, devido à obstrução nasal”, revela o dentista.

Nesse caso, o ressecamento facilita a formação da saburra lingual, cáseos amigdalianos e o surgimento de doenças como a cárie, a gengivite e a periodontite - e, por sua vez, todos esses problemas causam o mau hálito. Por isso, ao notar qualquer sinal do sintoma, é importante consultar um profissional qualificado o quanto antes.

Os cuidados necessários para evitar dor de garganta e nariz entupido

Segundo a orientação do odontologista, para casos de simples de dor de garganta e nariz entupido, existem algumas medidas caseiras e eficazes que ajudam a amenizar o incômodo dos sintomas. “Consumir, pelo menos, dois litros de água por dia, higienizar o nariz com soro fisiológico frequentemente e fazer gargarejos com água e sal para promover a limpeza da garganta podem preservar a saúde da garganta e do nariz no dia a dia”, conta.

Em casos em que os sintomas são persistentes e acompanhados de acúmulo de muco e obstruções nasais, o ideal é buscar por um otorrinolaringologista para garantir o tratamento certo. Por outro lado, quando a dor de garganta é sinônimo de amigdalite, saburra lingual e boca seca, um dentista especialista em tratamento de halitose é o mais adequado para lidar com o quadro.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Maurício Duarte da Conceição - Pós-graduado em Halitose e Especialista em Dentística Restauradora e Halitose
CRO-SP: 34.205


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal