Saúde bucal: entenda a importância de fazer um upgrade na sua rotina de oral care
Saiba como a higiene bucal deve ser feita e os benefícios de potencializar esse cuidado para sua saúde
Saiba como a higiene bucal deve ser feita e os benefícios de potencializar esse cuidado para sua saúde

Publicador de Conteúdos e Mídias

Saúde bucal: entenda a importância de fazer um upgrade na sua rotina de oral care

Se engana quem pensa que cuidar da saúde bucal é uma questão meramente estética. Na verdade, manter uma boa rotina de limpeza dos dentes pode trazer uma série de benefícios não só para saúde do seu sorriso, mas como para todo o organismo. Para isso, &

20/01/2021

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Se engana quem pensa que cuidar da saúde bucal é uma questão meramente estética. Na verdade, manter uma boa rotina de limpeza dos dentes pode trazer uma série de benefícios, não só para saúde do seu sorriso, como também de todo o organismo. Para alcançar esse resultado, é importante ter em mente que alguns passos são necessários e investir em técnicas de escovação com os produtos certos, por exemplo, é o principal deles. Pensando em te ajudar, o Sorrisologia conversou com a dentista Uila Ramos que revelou a importância desses cuidados e como fazer um upgrade na sua rotina de oral care.

A importância de fazer um upgrade na rotina de higiene bucal

Todas as medidas que reforçam os cuidados com a higiene bucal são bem-vindas! Isso porque manter bons hábitos de limpeza contribui para a prevenção de uma série de doenças, sejam elas bucais ou gerais. “Estudos apontam que os microrganismos e a presença de doenças infecciosas que acontecem na cavidade bucal, têm a capacidade de atingir outros órgãos, como pulmão e coração, através da corrente sanguínea, especialmente em pessoas que apresentam algum fator de risco ou déficit no sistema imunológico”, revela a Drª Uila.

Justamente por isso, é importante ressaltar que cuidar da saúde bucal é sinônimo de qualidade de vida. Sendo assim, saber como usar o fio dental, dominar a técnica de escovação dos dentes e escolher os produtos que atendem às suas necessidades é fundamental. Nesse caso, Uila aconselha: “O ideal é buscar recursos que ajudem a contornar qualquer dificuldade sobre o assunto e garantir a qualidade da higiene bucal”.

Higiene bucal: o que não pode faltar para mantê-la em dia

Na hora de cuidar da sua higiene bucal, existem alguns produtos básicos que devem fazer parte da sua rotina. O fio dental, a escova e o creme dental, por exemplo, são itens fundamentais para cuidar dos dentes e das gengivas de forma eficaz. “O fio dental realiza a limpeza interdental e previne o desenvolvimento de lesões de cáries interproximais e a inflamação gengival”, revela a especialista.

Por outro lado, a escovação, tanto pela ação mecânica da escova quanto pela ação química do creme, garante a remoção dos restos alimentares e da placa bacteriana, que é responsável pelo surgimento de cáries e doenças periodontais. Então, já sabe, né? Nada de abrir mão desses produtos na sua rotina de oral care.

Lembre-se: as visitas ao dentista são fundamentais para saúde bucal

Quais motivos levam você a marcar uma consulta com o dentista? É uma pergunta bem simples, mas que pode trazer algumas reflexões sobre seus cuidados com a saúde bucal. Acontece que, mesmo mantendo uma boa rotina de escovação em casa, as visitas ao consultório são fundamentais para preservar o seu sorriso.

Por isso, a Drª Uila alerta: o ideal é ter um acompanhamento profissional, no mínimo, a cada seis meses. “Mesmo com os cuidados com a higiene bucal, ao longo do tempo, o biofilme dental vai sendo formado nas superfícies dos dentes e só é totalmente removido com o tratamento odontológico”, afirma. Nesse caso, o tratamento consiste em procedimentos para a remoção mecânica da placa bacteriana e na prevenção através da profilaxia dentária.

Nesse caso, as consultas periódicas permitem acompanhar o paciente e avaliar a qualidade da sua higiene bucal, o que ajuda a superar possíveis dificuldades e evitar o surgimento de problemas maiores. Por isso, é importante não esperar muito tempo para procurar um profissional. Prevenir é sempre a melhor escolha!

Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva

CRO-PE 10.380
Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias