Dentistas podem realizar aplicações de botox preventivo?
O botox preventivo ajuda a evitar o aparecimento de linhas de expressão, mas deve ser feito até os 30
O botox preventivo ajuda a evitar o aparecimento de linhas de expressão, mas deve ser feito até os 30

Publicador de Conteúdos e Mídias

Botox preventivo: dentistas podem fazer esse procedimento?

O botox preventivo evita o aparecimento de rugas e marcas de expressão, mas será que dentistas podem realizar o procedimento? Saiba mais. 

04/10/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A toxina botulínica, também conhecida como botox, funciona paralisando grupos musculares. Por conta disso, ela é usada para combater bruxismo e sinais de envelhecimento no rosto. Seu uso é necessário para evitar que o ranger involuntário dos dentes durante o sono piore e cause perdas dentárias, mas você sabia que é possível utilizá-lo de maneira preventiva no combate a rugas e linhas de expressão? Para saber se dentistas estão aptos para realizar esses tratamentos, conversamos com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida. Confira!

Como o botox preventivo age no rosto?

Quem responde a essa pergunta é a cirurgiã dentista Patrícia Almeida. Segundo a odontologista, o procedimento é feito para “prevenir” as ações do tempo sobre o rosto. “As aplicações preventivas de toxina botulínica têm como finalidade prevenir o surgimento de linhas finas e rugas, pois diminuem a contração dos músculos, deixando as expressões faciais mais relaxadas”, explica. 

Além de acabar com o bruxismo, a aplicação de botox no rosto confere suavização das rugas e ergue sobrancelhas e nariz. Na região inferior do rosto, a toxina botulínica resolve o chamado “sorriso triste” (linhas que ficam de ambos os lados da boca, também conhecidas como bigode chinês), além de reduzir o sorriso gengival. Apesar de seus inúmeros benefícios, para ser preventivo, o botox tem prazo de validade para ser aplicado. “Como trata-se de um protocolo preventivo, recomenda-se que ele passe a fazer parte dos cuidados pessoais a partir dos 25 anos e no máximo até os 30, pois assim ele se torna mais efetivo. Entretanto, se o paciente for mais velho e não tiver feito o tratamento preventivo, ainda assim as aplicações ajudam a minimizar as rugas e outros sinais de envelhecimento”, diz Patrícia.

Dentistas especializados podem realizar o botox preventivo

Depois de saber das vantagens do botox realizado de forma preventiva, pode ter rolado aquele interesse em fazer, não é mesmo? Se você está em busca desse procedimento, saiba que um dentista pode te ajudar! “De acordo com a legislação vigente, o CFO (Conselho Federal de Odontologia) reconhece a harmonização orofacial como especialidade odontológica, a partir da resolução 198/2019. Sendo assim, o profissional pode aplicar toxina botulínica com finalidade estética e também como tratamento clínico para amenizar os efeitos do bruxismo”, explica Patrícia. 

Porém, é importante lembrar que não basta entrar em um consultório odontológico e pedir um botox preventivo: a especialidade do dentista também conta na hora de agendar seu procedimento! “Vale lembrar que somente dentistas especializados em Harmonização Orofacial, podem fazer as aplicações”, diz a cirurgiã-dentista. O ideal é que você tenha uma conversa com o especialista antes, para abordar em quais regiões vale a aplicação e se ela realmente vale a pena para você.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias