14.07.2021

Dentes com aparelho doendo: o que pode ser?

Dentes com aparelho podem apresentar dores e outros incômodos.
Dentes com aparelho podem apresentar dores e outros incômodos.

Não precisa ser expert no assunto para entender que dentes com aparelho podem causar um certo incômodo. Afinal, a manutenção feita durante o tratamento ortodôntico pode provocar dores e desconforto para os pacientes. Mas será que ela é a única causa por trás de dentes com aparelho doendo? Para desvendar esse mistério, conversamos com o ortodontista Djalma Faria que revelou o que pode resultar em dente doendo durante o uso do aparelho ortodôntico.

Dentes com aparelho: dor pode estar relacionada à manutenção do tratamento ortodôntico

Quem utiliza aparelho ortodôntico sabe bem que as consultas de manutenção são os momentos mais incômodos do tratamento. Isso porque o procedimento, que é feito a cada 25 ou 30 dias, costuma causar dores e bastante desconforto aos pacientes. “Nesse caso, a dor significa que os dentes com aparelho estão se movimentando para a correção”, revela o profissional.

Além da dor, o paciente também pode lidar com um pouco de incômodo durante a alimentação, principalmente no ato de mastigar. Mas, não precisa se preocupar, essa condição é bastante comum. Afinal, os dentes com aparelho estão sendo movimentados para alcançar a mordida correta. Na maioria das vezes, o desconforto tende a amenizar 5 dias após a manutenção. Caso contrário, é recomendado informar o seu ortodontista para verificar se não há nada fora da normalidade.

Doenças bucais também podem provocar dores nos dentes com aparelho  

Embora a manutenção dos dentes com aparelho possa resultar em dores e incômodo, é importante ter em mente que o sintoma pode ser um sinal para problemas maiores. “O incômodo também pode indicar que algo está errado com a saúde bucal. Os dentes com aparelho doendo podem indicar problemas em relação à questões endodônticas, periodontais e ortodônticas”, revela o dentista.

Nesse caso, é comum que o paciente apresente doenças bucais como cáries, gengivite, periodontite e complicações no canal. Por isso, se você utiliza aparelho ortodôntico e tem lidado com dores constantes, é importante procurar o seu dentista para garantir o diagnóstico adequado. 

Como aliviar as dores nos dentes com aparelho?

De acordo com o profissional, o tratamento para dentes com aparelho doendo pode variar de acordo com o agente causador. Dor relacionada à manutenção do aparelho ortodôntico, por exemplo, pode ser amenizada com algumas medidas simples. “O quadro pode ser aliviado com a aplicação de gelo no local e o uso de pomadas anestésicas. Dessa forma, é possível fornecer uma anestesia no local e o combater as inflamações”, aconselha Djalma.

Além disso, o paciente também deve evitar o consumo de alimentos duros para diminuir a força sobre os dentes. Outra medida caseira que também pode ajudar a aliviar o incômodo causado pela manutenção nos dentes com aparelho é o chá de camomila. “Além de ser relaxante, ele ajuda a diminuir a dor provocada pela pressão do aparelho ortodôntico”, afirma.

No entanto, em alguns casos em que a dor é constante e persiste por dias, o ideal é buscar um profissional qualificado para garantir o melhor diagnóstico. Dessa forma, é possível analisar detalhadamente o quadro do paciente e optar pelo tratamento mais adequado. 

 

Este artigo contou com a participação de:
Djalma Faria - Ortodontista formado pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista no sistema invisalign, ortodontia funcional dos maxilares e ortodontia autoligável.
CRO-SP: 59104


TODAS AS MATÉRIAS: dor de dente