Dor de dente: 4 dicas para aliviar a dor em casa
Sofrendo com dor de dente? Confira 4 dicas para aliviar a dor em casa e sinta alívio rápido. Não sofra mais, descubra como aqui!
Compartilhar em suas redes
Ninguém gosta de sentir dor, principalmente uma dor de dente, que chega sem avisar e nos momentos mais inconvenientes. Ela mexe com a nossa rotina, altera nosso bem-estar e atrapalha nossa concentração. As causas da dor de dente são variadas e as principais podem ser desde traumas, infecções, inflamações, a famosa cárie e até a retração gengival. Mas ao sentir a primeira pontada de dor, é preciso manter a calma.
No artigo de hoje, o portal conversou com o ortodontista Dr. Marcos de Borba. Com sua experiência, ele nos ofereceu 4 dicas para lidarmos com a dor de dente em casa, principalmente quando o incômodo aparece em um momento impróprio, até você conseguir agendar uma consulta com o seu dentista.
Já separe papel e caneta e anote as dicas!
Causas da Dor de Dente
Vamos supor que você está se preparando para deitar. Cama pronta, iluminação do jeito que você gosta, temperatura ideal. Até que a sua boca começa a latejar e em seguida, você sente umas pontadas em um dente. Dor é dor e quando ela aparece, a gente sabe que algo não está certo. Disso não temos dúvidas, ainda mais quando se trata dos dentes. É possível destacar alguns problemas bucais que provocam dores de dente. Eles podem ser:
- cárie;
- dente quebrado ou trincado;
- restauração frouxa ou quebrada;
- inflamação pulpar;
- retração gengival;
- abscesso dentário.
Acontece que é de noite e por algum motivo, você não tem o contato de um dentista que atende emergências (fica a dica!). Até conseguir uma consulta, você não vai conviver com a dor que é provável que esteja tirando seu sono, seu foco e sua fome. A princípio você irá respirar fundo.
4 dicas para aliviar a dor de dente em casa antes de ir ao dentista
Após entender as possíveis causas da dor de dente, essas são as quatro técnicas caseiras para aliviar o desconforto que o Dr. Marcos de Borba sugere. Veja como aproveitar as propriedades desses aliados mais conhecidos:
1. Água Morna com Sal:
“Uma das causas mais comuns da dor de dente é a infecção, e o sal funciona como agente para aliviar a dor”, justifica o dentista. Já a água morna entra como responsável por drenar os fluidos e aliviar a pressão no local.
Como aplicar: misture uma colher de chá de sal em um copo de água morna e faça bochechos de hora em hora por 30 segundos até a região ir acalmando.
2. Cravo da Índia
Controverso na culinária, salvador no combate à dor. Rico em substâncias analgésicas, é uma das escolhas mais simples para diminuir a dor. “O eugenol é um anti-séptico, o que significa que ajuda a matar os germes causadores da infecção, e um anestésico, o que significa que ajuda a aliviar a dor causada pela infecção”, explica Marcos.
Como aplicar: coloque 2 ou 3 cravos na região do dente dolorido. Conforme os cravos começarem a amolecer, mastigue levemente para que o eugenol, molécula fenólica encontrada em diversas plantas aromáticas, principalmente no cravo, seja liberado para a boca toda.
3. Gelo
Método mais comum e, ainda assim, um dos mais certeiros. Segundo Marcos, o gelo é recomendado quando a dor for causada por algum trauma no dente, pois age como um anti-inflamatório. “A temperatura fria cria uma sensação anestesiante, o que ajudará a diminuir a dor. Além disso, o frio causará uma constrição dos vasos, diminuindo a circulação de sangue na região”, finaliza.
Como aplicar: cubra um cubo de gelo em uma toalha limpa e, pelo lado de fora da boca, aplique diretamente na região dolorida. Deixe em contato por aproximadamente 20 minutos.
4. Chá de Macela com Própolis
“O própolis possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e anti sépticas que podem trazer um alívio rápido e satisfatório da dor”, conta o especialista. Segundo ele, uma técnica caseira bastante eficaz é fazer bochechos com chá da macela e própolis. A macela, conhecida cientificamente como Achyrocline satureioides, é uma planta rica em quercetina, limoneno, luteolina e ácidos fenólicos, que são óleos essenciais e compostos fenólicos com propriedades analgésicas, antiespasmódicas, antivirais e calmantes.
Como aplicar: ferva 2 colheres de sopa de macela, acrescente 30 gotas de própolis e espere esfriar. Depois é só beber a mistura três vezes ao dia e fazer bochecho após as refeições.
Não se Automedique!
Sabe aquele anti-inflamatório que você toma quando está com dor nas costas ou dor de cabeça? Então, esqueça ele no caso da dor de dentes.
O profissional afirma que o uso em uma dose inadequada ou a substância errada pode ser muito mais prejudicial à saúde do que a própria dor de dente. O quadro de infecção pode se agravar ainda mais com o uso de anti-inflamatório sem associação adequada com um antibiótico.
A Importância da Prevenção e das Consultas Regulares
Mesmo se com as dicas citadas acima, você conseguiu amenizar o incômodo no dente, não deixe, em hipótese alguma, de marcar uma consulta com seu dentista. As dicas ajudam a amenizar apenas os sintomas e não as causas.
A rotina de higiene bucal se torna uma grande aliada para não ter esse tipo de surpresa. Escovar os dentes após cada refeição, usar fio dental e enxaguante são fundamentais para evitar danos ainda maiores na sua saúde bucal.
Com calma e cuidado, você consegue aliviar a dor de dente enquanto aguarda a consulta com seu dentista com mais tranquilidade.
Se você deseja receber mais informações sobre cuidados dentários, dicas para combater a dor de dente, e outras indicações sobre saúde bucal, não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba - Ortodontista
Porto Alegre - RS
CRO-RS: 12129
Artigo Atualizado em 18/04/2024