04.08.2021

Dente furado doendo: como tratar?

O dente furado doendo é sinônimo de incômodo e prejuízos para saúde bucal.
O dente furado doendo é sinônimo de incômodo e prejuízos para saúde bucal.

Enfrentar um dente furado doendo é um quadro mais comum do que se imagina. Esse, inclusive, normalmente é um dos motivos por trás das cáries, já que a doença resulta em uma aparência infeccionada. No entanto, um dente furado doendo também pode ser causado por desgaste da obturação e fratura dentária. Com tantas causas, pode ser difícil saber como tratar esse incômodo. Pensando nisso, o Sorrisologia preparou uma matéria completa com os principais tratamentos para dente furado. Confira e garanta a sua saúde bucal! 

Dente furado doendo: o que pode ser?

Existem diversos fatores que podem estar ligados a um dente furado doendo. A má higiene bucal, por exemplo, costuma ser o verdadeiro estopim para o surgimento do quadro. Isso porque a falta de escovação favorece o acúmulo de placa bacteriana que, por sua vez, aumenta os riscos de cáries nos dentes - que é outra causa para dente furado doendo.

Outro fator que também pode ocasionar um dente furado doendo é a fratura dentária. Nesse caso, o elemento dentário tende a ficar mais vulnerável à presença de bactérias - o que favorece o aparecimento de cáries e infecções mais graves. Além deste, o desgaste no tratamento de canal é outra condição que pode resultar em um dente furado doendo. Por isso, a qualquer sinal de incômodo, o ideal é buscar um atendimento profissional para garantir o diagnóstico correto.  

Como tratar dente furado doendo?

Como falamos anteriormente, existem diversos “gatilhos” para um dente furado doendo. Justamente por isso, é preciso ter um acompanhamento profissional para garantir a recuperação do elemento dentário. Nesse caso, vale ressaltar que o tratamento para dente furado doendo pode variar de acordo com o nível do dano causado à superfície dental. Sendo assim, os tratamentos vão desde uma restauração com material específico, como a resina composta, a um tratamento de canal com pinos intra-radiculares e prótese. Lembre-se: remédios caseiros podem ajudar a aliviar a dor de dente, mas não tratam um dente furado.
 

5 cuidados fundamentais para evitar dente furado doendo
 

  • Mantenha uma boa higiene bucal após as refeições, principalmente à noite. Durante a escovação, lembre-se de fazer uso do fio dental assim como do limpador de língua para evitar o acúmulo de placa bacteriana.
     
  • Opte em uma dieta saudável e equilibrada, incluindo alimentos que ajudem na limpeza dos dentes, como maçã, cenoura e coco; 
     
  • Evite o consumo excessivo de açúcares e refrigerantes;
     
  • Faça visitas periódicas ao dentista para realização da limpeza dos dentes;
     
  • Não se esqueça de ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia para estimular a produção de saliva. Dessa forma, é possível diminuir a acidez da cavidade bucal, o que contribui para a prevenção de cárie.

     


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal