17.06.2021

Limpador de língua: qualquer pessoa pode usar? Entenda!

Usar o limpador de língua para promover uma boa higiene bucal é fundamental. Mas será que todos os pacientes podem utilizá-lo? Entenda!
Usar o limpador de língua para promover uma boa higiene bucal é fundamental. Mas será que todos os pacientes podem utilizá-lo? Entenda!

Existem diversos acessórios que podem facilitar a vida de quem possui dúvidas sobre como limpar a língua. Responsável por combater o acúmulo de bactérias na região, o limpador de língua é um dos grandes aliados quando o assunto é uma higiene bucal mais eficaz.

Embora seja bastante conhecido por dentistas e especialistas, a ferramenta ainda gera incertezas entre os pacientes. Afinal, qualquer pessoa pode usar o limpador de língua? Como o acessório deve ser utilizado durante a limpeza da boca? Para desvendar essas e outras questões, nós conversamos com a dentista Vivian Marques. Veja só o que ela nos contou!

Limpador de língua: considere os benefícios do acessório antes de utilizá-lo

Saber como limpar a língua é uma informação fundamental para manter a sua saúde bucal em dia. Justamente por isso, o limpador de língua é um acessório tão recomendado pelos especialistas. “Ele é um instrumento que atua removendo a massa esbranquiçada ou amarelada que fica aderida ao dorso da língua, que é composta principalmente por restos de alimentos, restos de células e microrganismos, chamada de saburra lingual”, explica a dentista.

Quanto aos benefícios do limpador de língua, a especialista adianta: eles são inúmeros. Além de evitar a ânsia de vômito, que pode ser gerada pelo uso da escova dental durante a higienização da língua, o acessório garante uma higiene bucal mais adequada e periódica. “Ele remove toda a saburra lingual, combatendo o mau hálito e melhorando o paladar, assim como também reduz o risco para doença cárie e doença periodontal, tendo em vista que ao ser removida, o número de microrganismos que poderiam povoar a placa bacteriana diminui”, conta Vivian.

Existem contraindicações para o uso do limpador de língua?

Apesar de ser conhecido por promover uma higiene bucal mais eficaz, o limpador de língua também possui algumas contraindicações. “Indivíduos com língua geográfica, fissurada ou sensível, por exemplo, devem evitar o uso do acessório”, revela a profissional. Além disso, lesões herpéticas, aftosas ou qualquer característica que fuja da normalidade de uma língua saudável, lisa e homogênea também pode impedir o uso do item.

Por isso, antes de adquirir um limpador de língua, é importante levar em consideração essas questões e conversar com o seu dentista. “Após a avaliação, o profissional fará a instrução da melhor maneira, a fim de evitar que o paciente se machuque e até mesmo piore o quadro da sua condição”, afirma.

Limpador de língua deve fazer parte da sua rotina de higiene bucal

Um ponto importante é que o limpador de língua deve ser utilizado diariamente, pelo menos duas vezes ao dia, logo após a escovação. Nesse caso, é necessário usar o acessório da maneira correta. Caso contrário, a saburra lingual não será totalmente removida e a limpeza da região não será tão eficaz. “O ideal é colocar a língua para fora e posicionar o limpador ao seu final. Em seguida, puxá-lo para frente, removendo a saburra lingual”, aconselha a dentista.

O paciente deve repetir esse processo de duas a três vezes e lavar o limpador com água a cada movimento. Além disso, vale ressaltar que os movimentos devem ser leves e moderados para evitar não machucar ou ferir a língua.

 

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Vivian de Oliveira Marques - Cirurgiã dentista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
CRO-RJ: 50874


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal