24.09.2021

Dente do siso nascendo: como diminuir a dor?

Lidar com um dente siso nascendo pode causar dor e desconforto. Veja como aliviar esse incômodo com dicas de uma especialista!
Lidar com um dente siso nascendo pode causar dor e desconforto. Veja como aliviar esse incômodo com dicas de uma especialista!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o incômodo que um dente siso nascendo pode causar, certo? Acontece que, diferente dos outros dentes, o terceiro molar costuma surgir apenas no fim da adolescência - o que pode ser um problema caso não exista espaço suficiente na arcada dentária. Nesse caso, o siso nascendo pode resultar em dor, gengiva inflamada e outros sintomas. Pensando em te ajudar a passar por esse momento, conversamos com a dentista Julliane Gonzalez, do Rio de Janeiro, que deu dicas de como aliviar a dor do dente siso nascendo. Veja só! 

Extração dentária é uma das principais soluções para dor causada pelo do dente siso nascendo

Quando se trata de dente siso nascendo, uma das principais dúvidas é sempre sobre a necessidade de extração dentária. Nesse caso, a dentista adianta: a decisão pode variar de acordo com o quadro. “Em caso de dente siso nascendo torto ou sem espaço suficiente para erupcionar, o ideal é realizar a extração dentária o quanto antes”, explica a dentista. Dessa forma, é possível evitar o surgimento de infecções e pericoronarite - que costumam ser provocadas por um dente siso mal posicionado. Mas, se a dor não passar de um episódio isolado durante a erupção e for controlada com as medidas indicadas, o dente siso nascendo não precisa ser extraído. 

Uso de enxaguante bucal pode aliviar o inflamação do dente siso nascendo  

Não é novidade para ninguém que o uso do enxaguante bucal durante a limpeza dos dentes é fundamental. Mas, o que poucos sabem é que, ele é ainda mais importante quando se tem um dente siso nascendo. Isso porque o produto possui uma ação antibacteriana que pode ajudar no período do dente siso nascendo - já que uma parte da boca estará aberta antes de ser preenchida pelo elemento dentário. 

Além disso, a especialista ressalta o papel importante do enxaguante bucal na prevenção de inflamações na região do dente siso nascendo. “Por se tratar de uma região de difícil acesso, o dente siso nascendo costuma favorecer o acúmulo de resíduos alimentares. Nesse caso, o uso do antisséptico pode ajudar na higiene bucal, evitando a inflamação da região e possíveis lesões de cárie no dente", afirma.

Lembre-se: as receitas caseiras não devem substituir os medicamentos para aliviar a dor do dente siso nascendo

Não é difícil encontrar receitas caseiras que prometem amenizar a dor do dente siso nascendo. O uso de água morna com sal ou própolis, por exemplo, são alguns dos mais conhecidos entre os pacientes. No entanto, de acordo com a dentista, é preciso ter em mente que apenas adotar essas medidas não resolve o incômodo. “Esses cuidados não possuem comprovação científica e servem apenas como medidas paliativas”, alerta Julliane. Sendo assim, o ideal é que o paciente utilize os medicamentos recomendados pelo seu dentista e, uma vez ou outra, aposte nas receitas caseiras para aliviar a dor do dente siso nascendo. 

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Julliane Gonzalez - Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Iguaçu. Pós-graduanda em prótese dentária na Universidade Iguaçu.
CRO-RJ: 49513


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal