28.01.2021

7 remédios para aliviar a dor de dente. Dentista indica os melhores tratamentos para serem feitos em casa e no consultório

A dor de dente pode surgir nos momentos mais inesperados. Descubra como driblar esse incômodo com medidas simples e garanta a sua saúde bucal!
A dor de dente pode surgir nos momentos mais inesperados. Descubra como driblar esse incômodo com medidas simples e garanta a sua saúde bucal!

Ninguém pode negar: lidar com dor de dente é um verdadeiro pesadelo. Além de ser bastante incômodo, o quadro pode ser causado por uma série de fatores diferentes e tende a surgir nas horas mais inconvenientes, causando um mal-estar daqueles. A boa notícia é que existem alguns remédios simples e até mesmo caseiros que podem ajudar a aliviar o sintoma. Quer saber quais são? O Sorrisologia te conta! Confira abaixo os principais tratamentos para dor de dente de acordo com o dentista Igor Puga.

Dor de dente: o que pode ser?

Ao contrário do que muitos pensam, o surgimento de cáries não é o único motivo por trás da dor de dente. Na verdade, existem diversos fatores que podem contribuir para a presença do sintoma. “As dores de origem dentária podem estar relacionadas com problemas que afetam diretamente as camadas mais internas do dente e região periapical - região ao redor do final da raiz. Além disso, outras causas comuns são as de origem periodontal, que é o conjunto de tecidos de suporte dental”, afirma o Drº Igor.

Outro fator que pode resultar no quadro é a hipersensibilidade dentinária, causada por retrações gengivais, desgastes decorrentes do uso de abrasivos na escovação ou em técnicas “improvisadas” de clareamento. “Além disso, vem ganhando espaço nas causas de dores dentárias e faciais, em nossos tempos atuais de pandemia e ansiedade, são o bruxismo e suas sequelas, distúrbios da Articulação Temporomandibular (ATM), enxaquecas e cefaleias tensionais”, alerta o profissional.

Os tratamentos mais indicados para dor de dente

Ao notar qualquer incômodo ou dor de dente, é importante buscar ajuda profissional o quanto antes. Isso porque apenas um dentista qualificado será capaz de identificar a raiz do problema e, assim, prescrever os medicamentos, doses e posologias recomendadas individualmente para cada caso. Nesse caso, Igor adianta: “dentro dos medicamentos mais comuns para tratamento de algumas das desordens supracitadas estão os antiinflamatórios, antibióticos, analgésicos e relaxantes musculares”.

Veja como aliviar dor de dente em casa

Caso não exista a possibilidade de você ir ao dentista imediatamente, existem alguns remédios caseiros para aliviar dor de dente enquanto não chega o dia da consulta. E o melhor: sem ter que se arriscar com medicamentos dos quais não conhece os efeitos colaterais e possíveis danos em sua passagem pelo organismo. Veja abaixo algumas dicas do especialista:

1) Bochecho com água oxigenada de volume 10: as principais bactérias presentes nas infecções bucais são anaeróbicas, ou seja, morrem na presença de oxigênio. Por isso, o bochecho com a água oxigenada de volume 10 pode reduzir bastante a contaminação, principalmente em afeções periodontais;

2) Compressa fria: o gelo possui um efeito anti-inflamatório que cria uma sensação anestesiante, o que ajuda a diminuir a dor de dente. Além disso, o frio causa uma constrição dos vasos, diminuindo a circulação de sangue e a pressão na região;

3) Elevar a cabeça: você pode até duvidar, mas o simples hábito de elevar a cabeça pode diminuir a dor de dente. Uma vez que deitamos, o fluxo sanguíneo aumenta na cabeça, fazendo com que haja um pequeno aumento de pressão sobre a polpa dos dentes. Dessa forma, o acréscimo de passagem do sangue gera a sensação de maior desconforto;

4) Enxágue com água morna e salgada: a temperatura da água morna ajuda a drenar os fluidos e aliviar a pressão no local. Por outro lado, o sal funciona como agente antimicrobiano. Ou seja: é a solução perfeita para aliviar a dor de dente;

5) Mascar cravo: o cravo também pode ser um grande aliado para amenizar a dor de dente. Isso porque o alimento conta com um antisséptico, chamado eugenol, que ajuda a matar os germes causadores da infecção e, também possui uma ação anestésica, o que contribui para aliviar a dor causada pela infecção.

Ainda que os remédios caseiros para dor de dente possam ajudar a amenizar o quadro, o Drº Igor alerta: não deixe de procurar um especialista. “Toda dor significa algo de errado com o corpo. Por isso, é importante investigar o que fez com que ela surgisse. Procure sempre um especialista para esclarecer as possíveis causas do problema e, assim, definir o tratamento adequado”.


Esse artigo contou com a participação profissional de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418
Cirurgião-dentista com formação em harmonização facial


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal