02.03.2021

Dente siso nascendo: inchaço, pericoronarite, dor de dente... 5 problemas que acontecem nessa fase

Quando o dente siso resolve nascer, ele começa a dar os seus primeiros sinais. Veja quais são eles!
Quando o dente siso resolve nascer, ele começa a dar os seus primeiros sinais. Veja quais são eles!

Lidar com um dente siso nascendo é sempre sinônimo de dúvidas. Isso porque os últimos dentes da arcada dentária surgem de maneira diferente em cada paciente, podendo ou não provocar incômodos durante a sua erupção. Por isso, o ideal é estar sempre preparado para possíveis problemas que possam aparecer durante essa fase, como inchaço, dor de dente, mau hálito e até mesmo pericoronarite. Para te deixar por dentro do assunto, o Sorrisologia preparou uma lista com todos os incômodos que o nascimento dos dentes sisos pode causar. Dá só uma olhada!

1# Mau hálito

Um dos principais incômodos de ter um dente siso nascendo é o mau hálito. Acontece que, diferente dos outros dentes, os sisos surgem em uma posição que dificulta uma higiene bucal adequada, o que favorece o acúmulo de placa bacteriana. Com isso, os riscos de desenvolver algumas doenças que possuem a halitose como sintoma, como cáries e gengivite, são maiores.

Além disso, um dente siso nascendo pode ficar semi-incluso, ou seja, não nascer por completo. Nesse sentido, ele cria um ambiente favorável para a acumulação de restos de alimentos e de placa bacteriana, que podem inflamar e infeccionar a gengiva, resultando no mau hálito.

2# Dor de dente

Como já era de se esperar, a dor de dente também é um dos quadros mais comuns ao lidar com um dente siso nascendo. O motivo por trás disso é bem simples: o rompimento da gengiva. Isso porque durante a erupção desse elemento é preciso que ocorra uma abertura no tecido gengival, o que pode causar dor, inflamação e até mesmo infecção. Além disso, a falta de espaço na arcada dentária também pode ser um dos motivos por trás da dor de dente nessa fase.

3# Pericoronarite

Quando parcialmente coberto pela gengiva, um dente siso nascendo também pode provocar pericoronarite. O quadro ocorre devido ao processo inflamatório ao redor da coroa de um dente siso que não está totalmente erupcionado. Ou seja: um dente parcialmente coberto pela gengiva e que possivelmente ainda está dentro do osso. Além disso, a pericoronarite também pode ser provocada pela má higiene bucal, já que um dente parcialmente incluso fica mais propício a acumular placa bacteriana. Nesse caso, a dificuldade de higiene dos dentes sisos pode levar ao processo inflamatório.

4# Dor na mandíbula

Outra consequência do dente siso nascendo é a dor na mandíbula. Sim, isso mesmo! A erupção do famoso dente do juízo pode resultar em inflamação e, consequentemente, dores na região da mandíbula. Nesse caso, a causa da inflamação deve ser avaliada por um dentista, já que pode ou não estar relacionada com a falta de espaço. Em alguns casos, a solução pode ser a extração dos dentes sisos.

5# Inchaço

Assim como as dores, o inchaço é outro incômodo que pode surgir durante o nascimento de dentes sisos. Nesse caso, o sintoma pode surgir por dois motivos: a erupção do dente em si e a má higiene bucal. Por isso, o ideal é consultar um profissional de confiança para avaliar o quadro e, assim, garantir o tratamento mais adequado, como a extração do dente siso


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal