Páscoa: como evitar que os doces prejudiquem sua saúde bucal?
Para preservar a saúde bucal, o ideal é consumir chocolates mais amargos (doces com menos açúcares) e manter uma boa rotina de higiene dos dentes.
Compartilhar em suas redes
Você já parou para pensar em como o açúcar faz mal para a saúde bucal? Com a chegada da Páscoa, falar sobre a importância dos cuidados de higiene bucal é fundamental para prevenir alguns probleminhas. O aumento no consumo de doces, bombons, barras e ovinhos de chocolate pode afetar diretamente os dentes, principalmente quando a escovação não está em dia. Mas, sabia que é possível evitar que os doces prejudiquem tanto a saúde dos dentes?
O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Uila Ramos, que deu dicas sobre como cuidar dos seus dentes e, assim, curtir a Páscoa da melhor maneira possível. Dá uma conferida!
Saúde bucal em dia: como evitar que o consumo de doces prejudique os dentes
De acordo com a cirurgiã-dentista Uila Ramos, ter atenção com a higiene é suficiente para ficar livre de doenças bucais na Páscoa. Ainda assim, optar por determinados tipos de chocolates (que tenham uma menor concentração de açúcares) também contribui bastante para a saúde bucal. Confira as dicas listadas pela especialista:
- Após o consumo do doce, realize o uso do fio dental e escove os dentes;
- Escove até no máximo 15 minutos após a ingestão. Isso previne a formação do biofilme dentário;
- Opte por chocolates com maior teor de cacau. Por conter menor quantidade de açúcar, esse tipo de chocolate é menos nocivo, pois dificulta a atividade bacteriana de se agregar aos dentes e de fermentar os carboidratos;
- Tenha cautela na higiene bucal. Executar corretamente os movimentos da escovação com suavidade proporciona uma higiene bucal de qualidade. Escovar com força agride o esmalte e pode causar a retração gengival.
Como manter os dentes saudáveis: evite comer doces com muita frequência
É importante ressaltar que doces mais açucarados e ácidos tendem a ser bastante prejudiciais para a saúde bucal. Por isso, o ideal é evitá-los ao máximo, mesmo que você mantenha uma boa rotina de higiene dos dentes.
O estudo “The Best and Worst Foods for Your Teeth”, realizado no Centro Médico da Universidade de Rochester, afirma que doces pegajosos (caramelos, balas e pirulitos) são os mais prejudiciais, pois ficam em contato direto com os dentes por mais tempo. Já os chocolates, especialmente os mais amargos (como o 70% cacau), não são tão danosos para os dentes. Vale destacar, no entanto, que é imprescindível realizar uma boa higiene bucal após o consumo de qualquer tipo de doce.
A especialista explica como o consumo excessivo de guloseimas, principalmente as mais pegajosas, pode levar até mesmo a quadros de cáries e outras doenças bucais. “A constância com que você ingere doces pode se tornar prejudicial por causar uma oscilação entre a desmineralização (momento da ingestão do doce) e a remineralização (tamponamento da saliva e higiene bucal). Quanto maior a periodicidade com que você come açúcar, maior é o desafio para remineralizar o esmalte. Esse lado da balança pode desequilibrar, dando origem a lesões cariosas”, finaliza a profissional.