Criança que não gosta de escovar os dentes: como incentivar?

Escolhas escovas de dentes e cremes dentais divertidos pode inspirar as crianças na hora da higiene bucal
Escolhas escovas de dentes e cremes dentais divertidos pode inspirar as crianças na hora da higiene bucal

Os cuidados com a higiene bucal infantil são fundamentais para garantir que a criança cresça com um sorriso bonito e saudável. Quando os primeiros dentinhos de leite nascem, é hora de introduzir o uso da escova de dentes na rotina de limpeza. Instaurar este hábito nem sempre é fácil – tanto que, vez ou outra, surge uma criança que não escova os dentes no consultório odontológico. Por isso, o ideal é que os pais e cuidadores conversem com um odontopediatra sobre a melhor forma de inspirar os pequenos.

Para te ajudar nessa tarefa, conversamos com a dentista Patrícia Almeida. Em entrevista ao Sorrisologia, a profissional dá dicas sobre como manter a higiene bucal das crianças em dia – especialmente, daquelas que fogem da escovação. Confira!

Higiene bucal para crianças: exemplo dos adultos e escovas de dentes divertidas podem ajudar

As crianças costumam se inspirar no comportamento dos mais velhos. Por essa e outras razões, o papel dos pais e dos cuidadores na criação do hábito de escovar os dentes diariamente é indispensável. Segundo a Dra. Patrícia, uma prática que pode ajudar é “o adulto escovar os dentes no mesmo horário que o(a) filho(a)”. Além de ser um exemplo saudável, a atividade pode gerar bons momentos em família.

Outra dica eficaz é apostar em escovas de dentes e cremes dentais interessantes do ponto de vista da criança. “Você pode comprar uma escova divertida, com personagens de desenho animado, assim como a pasta de dente. Existem marcadores de tempo em formato de bichinhos que ajudam nesta tarefa”, aconselha a profissional.

Escovas elétricas também podem ser utilizadas, mas sempre com a supervisão de um adulto. “Como ela é elétrica, a criança pode se interessar por ela, principalmente, se for colorida ou de personagens infantis”, afirma a Dra. Patrícia, ressaltando que o recomendado é que a escovação seja feita três vezes por dia, sempre após as refeições.

O creme dental infantil tem características específicas. Saiba como escolher!

Acertar na escolha do creme dental infantil é tão importante quanto optar pela escova de dentes adequada. Embora não exista uma regra, muitas crianças preferem pastas de dente com sabores específicos. Além disso, os pais e cuidadores devem se atentar à fórmula do produto. “A criança de até 5 anos não tem consciência sobre cuspir a pasta. Por isso, o ideal é usar a pasta sem flúor e só depois dessa idade introduzir a pasta com flúor”, alerta a especialista. 

Na dúvida sobre como realizar a higiene bucal das crianças corretamente, converse com um odontopediatra. Segundo a Dra. Patrícia, as visitas regulares ao dentista são essenciais para “um desenvolvimento de práticas saudáveis para a saúde bucal e para prevenir cáries e outros problemas que possam ser desenvolvidos durante a infância”. 

Redação: Dóris Marinho


Tags:

saúde bucal infantil saúde bucal

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal infantil