Dentes sensíveis podem ser tratados com flúor?
O flúor ajuda no fortalecimento dos dentes e é um grande aliado no combate à sensibilidade dentária
O flúor ajuda no fortalecimento dos dentes e é um grande aliado no combate à sensibilidade dentária

Publicador de Conteúdos e Mídias

Flúor ajuda a combater a sensibilidade nos dentes?

O flúor ajuda no fortalecimento dos dentes e é um grande aliado no combate à sensibilidade dentária

29/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quem sofre de sensibilidade dentária sabe bem a importância de tratar adequadamente a condição. O transtorno é caracterizado por uma dor aguda nos dentes ao consumir alimentos ou bebidas muito quentes, gelados, doces ou ácidos e pode se tornar bastante incômodo para o paciente. Segundo a dentista Bianca Caputo, a utilização do flúor costuma ser uma alternativa de tratamento eficaz: “o composto auxilia no fortalecimento dos dentes e atua como fator direto no combate à exposição da dentina [que é a principal causa da sensibilidade]”.
 
Para entender melhor para que serve o flúor e qual é a sua função no tratamento da sensibilidade nos dentes, confira a seguir!

Flúor para os dentes: qual é a sua importância?

O flúor é um elemento químico indispensável para a proteção dos dentes, tanto que é adicionado na água encanada e em muitos cremes dentais. De acordo com a Dra. Bianca, a substância desempenha um papel importantíssimo para a saúde bucal durante a infância: “as crianças, ao ingerirem o mineral em pequenas doses, acabam o tendo em suas correntes sanguíneas. Assim, ele se torna parte dos dentes de forma permanente durante o desenvolvimento”. 
 
“O flúor também é responsável por prevenir a cárie, além da sensibilidade, auxilia no fortalecimento dos dentes, dificultando o processo de desmineralização, e até aumenta a resistência dos dentes que já se encontram enfraquecidos”, ressalta a profissional.

Sensibilidade dentária: tratamento com flúor auxilia no fortalecimento dos dentes sensíveis

Para entender os benefícios do flúor no tratamento dos dentes sensíveis, é válido ter em mente o que causa sensibilidade dentária. O problema está associado à exposição da dentina, que é a camada intermediária dos dentes. De acordo com a Dra. Bianca, diversos motivos podem ocasionar este resultado. “Pode ocorrer por perda do esmalte dentário ou por retração gengival. Alguns alimentos (como os doces e os ácidos) e as mudanças de temperatura também são fatores externos que causam essa condição”, alerta. 
 
“O flúor, quando se encontra na cavidade oral, tem uma atuação ativa no fechamento dos túbulos dentinários que ficam expostos. Com isso, o desconforto que está presente é aliviado”, explica a especialista. “Além disso, quando a saliva está com uma baixa acidez, o flúor, que pode estar presente tanto no creme dental quanto no enxaguante bucal, auxilia na reposição dos íons de cálcio e fosfato (componentes que são responsáveis por deixar os dentes mais protegidos e resistentes), o que também ajuda no tratamento contra a sensibilidade”, acrescenta a dentista.

Aplicação de flúor para tratar sensibilidade no dente: como fazer?

O flúor dental pode ser utilizado de diferentes formas para tratar a sensibilidade nos dentes, mas sempre sob a orientação de um profissional. “Há tratamentos que podem ser realizados em casa e outros que podem ser feitos no consultório com o dentista. Nos caseiros, é possível utilizar cremes dentais e enxaguantes bucais que são próprios para ajudar na sensibilidade dentária”, destaca a Dra. Bianca. 
 
Produtos como o creme dental com flúor e o enxaguante bucal com flúor ajudam no fortalecimento do esmalte do dente e contribuem para a melhora na crise de sensibilidade dentária. No entanto, é imprescindível consultar o dentista antes de inseri-los na sua rotina diária de higiene bucal. 
 
“Já nos tratamentos feitos com um profissional, é possível fazer aplicações de verniz de flúor nas áreas que estão expostas, ajudando na mineralização da dentina e do esmalte. Também é possível fazer a aplicação de flúor nas áreas sensíveis, por meio de moldes bucais. É um procedimento rápido que costuma durar 5 minutos, mas, mesmo assim, é capaz de dar uma alta concentração do mineral nas regiões”, relata a especialista. Para decidir a abordagem mais indicada para o seu caso, é essencial passar por uma consulta odontológica individualizada. 

Participou desse artigo a especialista

Bianca Caputo (CRO – 35.325 RJ) se formou em Odontologia em 2007 e abriu sua primeira clínica odontológica em 2011, atualmente é especializada em harmonização facial.

Redatora: Dóris Pacheco

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias