Higiene bucal de idosos pode se beneficiar de escovas de dentes elétricas?
A escova de dentes elétrica pode ajudar bastante na saúde bucal de pessoas mais velhas.
A escova de dentes elétrica pode ajudar bastante na saúde bucal de pessoas mais velhas.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Escova de dente elétrica auxilia na higiene bucal de idosos? Entenda

Escovas de dentes elétricas podem ser muito úteis para idosos. Leia mais para saber como elas podem colaborar com a saúde bucal deles. 

15/06/2023

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você sabia que a escova de dente elétrica pode facilitar a rotina de higiene bucal de muita gente? Há quem diga que esse item é um cuidado que não faz muita diferença na limpeza dos dentes. Mas além de tornar o ritual mais eficiente por reproduzir diversos movimentos ao mesmo tempo durante a escovação, esse acessório tecnológico possibilita que pacientes com limitações motoras tenham mais independência na hora de escovar os dentes, como é o caso dos pacientes idosos. 

Para explicar os benefícios da escova de dente elétrica para o sorriso dos 60+, o Sorrisologia entrevistou o dentista Caio Soeiro, que também revelou os problemas bucais mais comuns da idade, como prevení-los, além de dicas para ajudar esses pacientes a cuidar melhor da saúde bucal. Confira!

Como a escova de dente elétrica ajuda na higiene bucal do idoso?

A escova de dente elétrica é capaz de fazer toda diferença na vida do paciente idoso que sofre com limitações motoras. O cirurgião-dentista Caio Soeiro conta que o uso dessa tecnologia facilita muito a higiene dessas pessoas já que a escova faz praticamente todo o trabalho sozinha. “Muitas vezes os idosos têm dificuldades motoras, o que atrapalha ou impede uma boa escovação. Outro ponto desse modelo de escova é o controle da pressão na hora da higiene que consegue remover as bactérias e microorganismos sem danificar o tecido gengival”, indicou. 

Saúde bucal de idosos: conheça os problemas odontológicos mais comuns

À medida que envelhecemos as doenças bucais se tornam uma realidade cada vez mais próxima e isso tem a ver com uma higiene bucal incorreta, não só por uma questão de negligência, mas por dificuldade na hora de praticar o ritual. De acordo com o artigo científico Condições de saúde bucal em idosos: uma revisão da realidade brasileira, as doenças bucais podem afetar a vida dos idosos de inúmeras maneiras: na sua saúde geral, na saúde bucal, na participação social e nas habilidades de comunicação. O dentista revela os maiores problemas que esse público pode apresentar na cavidade oral: 

  • Lesões da mucosa;
  • xerostomia (redução do fluxo salivar);
  • gengivite (inflamação da gengiva);
  • periodontites graves;
  • perda de dentes;
  • cárie;
  • câncer bucal.

Como prevenir as doenças bucais após os 65 anos 

A melhor forma de prevenir todas as doenças bucais comuns dessa faixa etária é continuar praticando uma boa higiene bucal. Por isso o papel da escova de dente elétrica é tão importante na rotina dos idosos, pois o aparelho permite que o paciente pratique uma escovação mais eficiente, mesmo que o paciente tenha algum tipo de limitação motora. Além da escovação, outro ponto importante é o uso do fio dental ou da escova interdental nas pessoas que têm prótese dentária, para eliminar o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes. 

Esse é o pacote básico de cuidados que todo paciente idoso precisa adotar. Mas além dessas medidas, também é fundamental que o idoso vá ao dentista a cada seis meses, trate a xerostomia de forma correta e faça o autoexame bucal com frequência para prevenir ou descobrir precocemente o câncer de boca.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias