Saiba quais são as escovas de dente para cada fase da vida
Saiba que escova de dentes usar em cada fase da sua vida
Saiba que escova de dentes usar em cada fase da sua vida

Publicador de Conteúdos e Mídias

Um tipo de escova para cada fase da vida: veja quais as mais indicadas

Existem diferentes tipos de escovas de dentes indicadas para acompanhar cada etapa da sua vida, da infância à fase adulta. Até mesmo o sorriso banguelinha de um neném merece alguns cuidados com a saúde bucal, sabia? E nada melhor do que saber exatamente como cuidar do seu sorriso quand

18/02/2020

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Existem diferentes tipos de escovas de dentes indicadas para acompanhar cada etapa da sua vida, da infância à fase adulta. Até mesmo o sorriso banguelinha de um neném merece alguns cuidados com a saúde bucal, sabia? E nada melhor do que saber exatamente como cuidar do seu sorriso quando o assunto é higiene bucal. “O critério para indicação de diferentes escovas para cada fase da vida é baseado no tamanho e formato dos maxilares e dentes do paciente”, explica o cirurgião-dentista Johnathan Marcondes. Para te ajudar a entender qual é a melhor escolha para você ou até mesmo para o seu filho, o especialista esclarece quais são as especificações os tipos de escova de dente a seguir.

Escova-mordedor: indicado para bebês de 3 meses a 1 ano

A primeira escova de dentes dos bebês é um item de higiene bucal bem semelhante a um mordedor. “O modelo deve ser usado a partir do momento em que os bebês já tiverem coordenação motora suficiente para segurar objetos, o que normalmente acontece entre os 3 meses e 1 ano de idade”, explica. Além disso, Johnathan ressalta que o mordedor deve funcionar também como um estimulador neurossensorial com várias funções. Ou seja, além de estimular a percepção tátil, auditiva e visual dos bebês, a escova também facilita a erupção dos primeiros dentes e ajudam a acalmá-los.

Escova de dentes infantil: desde o nascimento dos primeiros dentes de leite até os 6 anos

Esse tipo de escova é indicado logo depois do nascimento dos primeiros dentes de leite da criança, também chamados de decíduos, até a troca da dentição pela permanente. Isso costuma acontecer ainda nos primeiros meses de vida do bebê (entre 5 e 9 meses) e se estende até os 5 ou 6 anos de idade.

Segundo o dentista, as principais características desse modelo é que ele possui uma cabeça pequena e anatômica, cerdas arredondadas e ultramacias, além de um cabo com textura macia e que cabe perfeitamente na mão da criança. Escovas de dentes com desenhos de personagens infantis também são uma boa escolha para tornar o momento mais divertido para os pequenos.

Escova de dentes para o pré-adolescente: de 7 a 14 anos

A escova de dentes juvenil costuma ser recomendada após o nascimento dos dentes permanentes, o que deve acontecer até os 7 anos de idade. “O modelo deve ter uma cabeça pequena e com um formato mais oval para proteger a região das gengivas e bochechas durante a higiene bucal”, destaca Johnathan. Além disso, as cerdas podem ser um pouco mais rígidas para melhorar a eficiência da escovação, já que crianças e adolescentes dessa faixa etária costumam escovar os dentes muito rapidamente por não terem tanta paciência para esse processo.

Escova de dentes para adultos: a partir dos 15 anos

Já a escova de dente do adulto existem diferentes modelos, tamanhos e formatos, mas a recomendação é que o paciente sempre opte por cabeças pequenas, já que as grandes e médias podem dificultar a escovação. “A escolha de escovas com cerdas macias e ultramacias é essencial para não machucar a gengiva. Escovas mais duras podem ferir a região e provocar retração gengival e até a abrasão do esmalte dentário”. Escolhendo a opção mais confortável, você consegue prevenir a sensibilidade e a gengivite.

Escova de dentes elétrica é a melhor opção para o idoso

Para facilitar a higiene bucal do paciente da melhor idade, a escova de dentes elétrica é a melhor opção. Ela pode ser utilizada por qualquer pessoa, principalmente por pacientes com habilidades motoras limitadas, como é o caso do idoso. O produto é uma excelente solução nestes casos, pois ajudam a coordenar com facilidade todos os movimentos necessários para uma boa escovação, além de controlar o tempo correto que a limpeza deve ser feita e possuir sensores que indicam qualquer tipo de pressão exagerada durante o ritual. Com ela, o paciente consegue manter um bom controle da placa bacteriana e evitar problemas nos dentes, implante e prótese, como gengivite e periodontite.

Agora que você já conhece o tipo de escova para cada fase da vida, que tal garantir a sua logo?

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Johnathan Marcondes - Cirurgião-Dentista
Parauapebas, PA
CRO-PA: 4456

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias