Enxaguante bucal: como escolher o produto correto?
O enxaguante bucal é um bom complemento da higiene bucal. Saiba como escolher o melhor produto para você
O enxaguante bucal é um bom complemento da higiene bucal. Saiba como escolher o melhor produto para você

Publicador de Conteúdos e Mídias

Como escolher o enxaguante bucal correto?

O enxaguante bucal é um bom complemento da higiene bucal. Saiba como escolher o melhor produto para você.

29/11/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O enxaguante bucal pode ter um impacto importante na sua saúde bucal. Usado como um complemento à escovação e ao fio dental, ele ajuda a manter o seu hálito fresco e alguns podem inclusive ajudar no clareamento dos dentes. É comum, inclusive, dentistas receitarem enxaguantes antibióticos após cirurgias de remoção de dente siso. Mas você sabe como escolher o enxaguante bucal correto para a sua rotina diária de saúde bucal? Todos eles precisam de receita do dentista para comprar? O Sorrisologia conversou com alguns dentistas para saber mais. Confira! 

Qual a função dos enxaguantes bucais?

Não há uma função única para os enxaguantes bucais, cada um pode cumprir uma função própria. Uma que todos compartilham é a de deixar o hálito refrescante, complementando a higiene bucal e a escovação. Mas também existem modelos com função bactericida, indicado para que passou por alguma cirurgia recente na boca. Esses, por terem antibióticos na composição, devem ser comprados apenas com receita médica devido a resolução da Anvisa. Os enxaguantes com flúor na composição são mais indicados para quem possui muitas lesões cariosas em pouco tempo, mesmo com a higiene bucal em dia. Quem quiser complementar um processo de clareamento, pode utilizar enxaguantes com essa função após escovar. 

“Os mais comuns servem apenas para proporcionar um frescor após a escovação. Alguns prometem uma suplementação de flúor, o que não é necessário, pois é possível encontrar flúor na água e em várias bebidas que ingerimos. Já os enxaguantes que apresentam clorexidina possuem potencial antibacteriano. No entanto, não são indicados para uso contínuo, pois podem manchar os dentes e causar perda de paladar. Algumas formulações mais recentes de enxaguatórios apresentam cloreto de cetilpiridínio (CPC) e também agem no controle da placa bacteriana. No entanto, em menor grau do que a clorexidina. Cada enxaguatório apresenta uma indicação específica, por isso, é importante a indicação do dentista para a sua utilização”, explica a dra. Caroline Bittencourt. 

Como escolher o melhor enxaguante bucal para mim?

Como tudo que envolve saúde bucal, o melhor é que um dentista esteja envolvido na escolha de qual enxaguante bucal você deve usar. Só um profissional conseguirá identificar quais necessidades o enxaguante precisa atender, e até mesmo se ele é necessário. Nem todo mundo precisa de um enxaguante bucal, às vezes apenas a escovação e o fio dental bastam. “Se o paciente apresenta uma escovação adequada, não é necessário utilizar enxaguante bucal. Ele serve como um complemento para aqueles pacientes que apresentam dificuldades para realizar a higiene bucal, ou então, no caso de alguns enxaguatórios específicos, para utilizar após uma cirurgia oral”, afirma dra. Bittencourt. "Sempre bom lembrar que não é indicado o uso indiscriminado de enxaguante bucal. É importantíssimo que seu dentista indique o melhor para o seu caso”, salienta Dra. Heloísa Crisóstomo. Além disso, o produto não deve nunca substituir a escovação e o uso do fio dental.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias