Pasta para dentes sensíveis: como escolher a melhor ?
As diversas opções de creme dental para dentes sensíveis deixam os consumidores confusos. Saiba o que considerar na hora de fazer a melhor escolha
As diversas opções de creme dental para dentes sensíveis deixam os consumidores confusos. Saiba o que considerar na hora de fazer a melhor escolha

Publicador de Conteúdos e Mídias

Como escolher a melhor pasta de dente para sensibilidade?

Para escolher o melhor creme dental para dentes sensíveis, a principal dica é consultar o seu dentista - geralmente, pastas que contêm flúor em sua composição são mais indicadas para tratar sensibilidade nos dentes

29/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A pasta de dente para sensibilidade é um produto indicado para quem sofre com dentes sensíveis. Esse modelo de creme dental é formulado com substâncias que protegem a região sensitiva do elemento dentário, impedindo que os alimentos e bebidas quentes, geladas e ácidas ativem a dor. Atualmente, existem no mercado muitas opções de pastas dessensibilizantes para satisfazer a alta procura. Só com uma olhada rápida na sessão de higiene oral nos mercados e farmácias já é possível encontrar inúmeras versões de diferentes marcas e ações. Por isso, quem lida com o incômodo costuma ter dúvidas sobre como escolher o melhor creme dental para dentes sensíveis. Para esclarecer essa dúvida, entrevistamos a dentista Bianca Caputo. 

Creme dental para dentes sensíveis deve ser escolhido com orientação profissional 

Segundo a dentista Bianca Caputo, a melhor pasta de dente para sensibilidade é aquela que mais atende às necessidades do paciente. “É indicado ter uma conversa com o seu dentista antes de comprar produtos destinados à sensibilidade. Ele irá receitar a melhor pasta para o seu caso”, orienta. A profissional explica que o item tem a função de criar uma camada de proteção à dentina, estrutura localizada abaixo do esmalte dentário. “Se o esmalte se encontra numa situação de desgaste ou em corrosão, a dentina fica exposta, o que faz com que o dente sinta as sensações de frio, quente e de acidez. A pasta de dente acaba evitando que chegue a esse nível de sensibilidade”, explica.

Outro critério que determina qual o melhor creme dental para dentes sensíveis é a sua fórmula. “Eu recomendo que use os produtos que possuem o flúor na sua composição. O mineral é altamente indicado para casos onde a dentina está exposta”, afirma a dentista. A ação da substância ajuda a fortalecer os dentes e impede a desmineralização do esmalte, reduzindo a erosão ácida e seus efeitos colaterais. Assim, seu uso contínuo impede que os alimentos doces, ácidos ou em temperaturas frias e quentes provoquem irritação nos nervos, reduzindo a sensibilidade. “O flúor é um grande amigo contra os dentes sensíveis. Os tratamentos que são a base desse mineral sempre são indicados para quem está lutando contra o incômodo”, comenta. 

Como o creme dental para dentes sensíveis age contra a sensibilidade?

Bianca esclarece que a principal causa de sensibilidade dentinária é a exposição da dentina e dos túbulos dentinários. A dentista conta que esses canais são responsáveis por transmitir sensações do exterior para a polpa, região interna do dente que abriga suas terminações nervosas. Quanto mais a dentina fica desprotegida, mais estímulos chegam até a raiz, causando dor e desconforto. A ação do creme dental dessensibilizante é, justamente, impedir que essas sensações cheguem aos nervos. ”Essas pastas acabam fechando os túbulos dentinários que estavam expostos”. 

De acordo com Bianca, a exposição da dentina pode acontecer por diversos motivos. “Pode ser desenvolvida por conta da perda ou desgaste do esmalte dentário. A retração gengival também pode ser um dos fatores. Além disso, alguns alimentos, principalmente os doces e os ácidos, e as mudanças de temperatura auxiliam no desenvolvimento da sensibilidade dentária”, cita a profissional. 

Tratamento para sensibilidade nos dentes é indicado de acordo com causa e nível de sensibilidade 

As pastas de dente para sensibilidade são conhecidas por terem um bom desempenho contra a sensibilidade. Entretanto, Bianca pontua que o uso do produto pode não ser suficiente para tratar quadros avançados. “A pasta de dente sozinha só é capaz de ter uma boa performance se a situação do paciente não estiver muito grave. Então, acaba não sendo uma solução para todos os problemas”, pontua. Para os casos de dentes sensíveis em grau elevado, a dentista destaca que o tratamento exige condutas mais específicas feitas no consultório.  “Se for algo muito mais desconfortável, é recomendado que faça tratamentos como aplicações de verniz ou gel de flúor. Também está disponível no mercado uma laserterapia que auxilia nesse caso”, afirma a especialista.

Outra questão levantada pela dentista é a importância de tratar a causa da sensibilidade. O creme dental auxilia na redução da dor e na recuperação dos dentes, mas não consegue solucionar outros problemas bucais. “Caso a sensibilidade tenha sido desenvolvida por conta de uma cárie, é indicado que faça uma restauração no dente. Se for pela exposição da dentina, as aplicações de gel ou verniz de flúor são ótimas para as partes que se encontram sensíveis. Se a sensibilidade for por conta de uma gengivite, o melhor a se fazer é uma profilaxia completa na área que está inflamada”, finaliza.

Não deixe de procurar ajuda profissional ao sentir qualquer indício de sensibilidade. 

Redação: Joanna Dark 

Este artigo contém a contribuição da especialista
Bianca Caputo, especialista em harmonização facial
CRO – 35.325 RJ 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias