Dicas para proteger seus dentes sensíveis durante o verão
Verão pede alimentos gelados. Mas aquele delicioso sorvete pode causar dor para quem sofre de sensibilidade dentária. Não deixe esse problema tirar o seu prazer da estação
Verão pede alimentos gelados. Mas aquele delicioso sorvete pode causar dor para quem sofre de sensibilidade dentária. Não deixe esse problema tirar o seu prazer da estação

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sensibilidade Dentária no Verão: dicas e cuidados

Descubra como o verão afeta a sensibilidade dentária e aprenda a lidar com esse desconforto. Consulte um dentista para orientações.

05/01/2016

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O verão nos convida a desfrutar de muita água, sucos gelados e sorvetes! 

Contudo, para aqueles que enfrentam a sensibilidade dentária, esses simples prazeres podem se tornar momentos desconfortáveis. 

A sensibilidade dentária pode afetar qualquer um, mas é durante o verão, com o aumento do consumo de produtos frios, que muitos sentem um desconforto acentuado. 

Pensando nisso, o portal Sorrisologia e o especialista em Dentística, Claudio Heliomar, trazem dicas valiosas para aliviar esse incômodo e aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano.

 

Sensibilidade no dente: como começa?

 

A sensibilidade nos dentes acontece quando a dentina, uma camada situada abaixo do esmalte e responsável por proteger o núcleo do dente ou da raiz, está exposta. 

Isso causa desconforto ao ingerir alimentos e bebidas geladas, ácidas ou doces. A dor é súbita e desaparece logo após o fim do estímulo, muitas vezes tão rapidamente que não se faz necessário o uso de analgésicos. 

Em algumas situações cotidianas, como falar ou respirar pela boca, e até mesmo a brisa do ar-condicionado, podem provocar essa sensação.
 

Como o verão afeta a sensibilidade nos dentes? 

 

Essa procura por alívio térmico acaba fazendo com que muitas pessoas notem uma maior sensibilidade nos dentes durante esta estação. 

Afinal, quem resiste a um sorvete bem gelado sob o sol escaldante? 

Esses estímulos frios provocam a movimentação do fluído dentro dos túbulos da dentina exposta, resultando no que chamamos de hipersensibilidade dentinária.

 

A hipersensibilidade dentinária 

 

Quando consumimos alimentos e bebidas frias, provocamos uma movimentação do fluido dentro dos túbulos da dentina exposta. 

Este movimento é o principal causador da sensação aguda de dor nos dentes, característica dessa condição. 

Assim, o verão acaba sendo o período em que muitas pessoas percebem ou têm agravamento dessa sensibilidade, tornando essenciais os cuidados e a atenção à saúde bucal.

 

Como lidar com a sensibilidade dentária no verão?

 

Com o verão batendo à nossa porta, veja como lidar com a questão da sensibilidade nos dentes. 

  • Menos alimentos e bebidas cítricas é crucial para diminuir o consumo de produtos ácidos;
  • Alimentos, sucos, sejam eles naturais ou industrializados e  frutas com pH abaixo de 5.5 podem acelerar a erosão do esmalte dentário; 
  • Opte por uma escova dental de cerdas macias, evitando o desgaste excessivo do esmalte;
  • Cremes dentais com flúor e repositores minerais podem ajudar a manter o equilíbrio da saúde bucal;
  • Em caso de sensibilidade mais intensa, não hesite: procure um dentista. 


A sensibilidade dentária não precisa ser um empecilho para aproveitar cada minuto da estação mais quente do ano. 

Com cuidados simples e orientação profissional, é totalmente possível curtir a temporada mais quente do ano com um sorriso saudável e sem desconfortos. 

Cuide-se, informe-se e desfrute do verão à sua maneira!

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias