Como é feito o bloco dentário? Veja o passo a passo!
Leia e descubra como o bloco dentário pode salvar seu sorriso! O tratamento pode reparar dentes danificados por cáries ou fraturas, evitando a extração.
Compartilhar em suas redes
Você tem lidado com danos causados por cárie ou fratura no dente? Isso pode ser um sinal de que é preciso realizar um bloco dentário. O procedimento é uma alternativa para evitar a extração do dente e possibilitar que o elemento danificado seja reparado. Mas você sabe como funciona o bloco no dente na prática? Para esclarecer essa dúvida, o Sorrisologia separou um passo a passo de como a prótese dentária é feita com ajuda da ortodontista Rita Ventura. Veja a seguir!
Bloco dentário: quando usar?
De acordo com a especialista, o bloco no dente nada mais é do que um método utilizado para recuperar danos nos dentes a fim de evitar a extração dentária. Embora a sua finalidade seja bastante confundida com a da coroa, o procedimento apresenta indicações bem diferentes. “O bloco dentário é recomendado quando a estrutura do dente é danificada pela cárie ou quando se quebra, sendo utilizado para promover a restauração do elemento”, explica a ortodontista. Por isso, antes de optar pelo bloco no dente, o ideal é conversar com um especialista para se certificar de que este é o melhor tratamento para o seu caso.
Os materiais utilizados no bloco dentário
Assim como outros procedimentos odontológicos, o bloco dentário também pode ser feito com diferentes tipos de materiais - sendo porcelana, metal e resina os mais utilizados. Além de influenciar na estética do tratamento, a escolha do material usado no bloco de dente pode garantir um conforto e durabilidade maior para a prótese dentária. Confira, a seguir, as principais diferenças entre os materiais para bloco dentário:
- Bloco dentário em metal: é indicado para os dentes posteriores e molares que estejam ativos na trituração dos alimentos. Mas, diferente dos outros modelos, não é a melhor opção para garantir a estética do sorriso.
- Bloco dentário em resina: é o material mais barato para realizar o procedimento. Embora se adapte a cor do dente, a resina pode escurecer ao longo do tempo devido à pigmentação dos alimentos. Justamente por isso, essa versão de bloco dentário tem sido pouco recomendada nos consultórios odontológicos.
- Bloco dentário em porcelana: é o melhor material utilizado para colocar bloco no dente. Isso porque o material permite reproduzir perfeitamente as formas, cores e contornos do elemento. Além disso, a porcelana é mais resistente do que os demais materiais - o que evita o desgaste e aumenta a durabilidade do tratamento.
5 cuidados necessários para cuidar do bloco dentário
- Redobre os cuidados com a higiene bucal e realize a limpeza dos dentes após todas as refeições;
- Opte por uma escova de dentes de cerdas macias para potencializar a limpeza dos dentes e das gengivas;
- Inclua produtos com flúor, como enxaguante bucal e fio dental, na sua rotina de higiene oral;
- Não esqueça de utilizar o fio dental diariamente, especialmente à noite antes de dormir;
- Mantenha as visitas regulares ao consultório odontológico para realizar a profilaxia dentária e garantir que sua saúde bucal esteja em dia.
Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura - Cirurgiã dentista, ortodontista e especialista em harmonização facial e estética dental.
CRO: 42601