25.05.2021

Como saber se o bloco no dente está alto? Aprenda a identificar o problema na prótese dentária

Veja alguns sinais que podem indicar que o seu bloco dentário está alto e como resolver o quadro
Veja alguns sinais que podem indicar que o seu bloco dentário está alto e como resolver o quadro

O bloco no dente é um dos procedimentos mais recomendados pelos dentistas para recuperar um elemento danificado. Feito em diferentes materiais, como cerâmica e porcelana, a técnica é uma das grandes responsáveis por devolver a integridade fisiológica e funcional dos dentes. Mas, para que o tratamento seja eficaz, é importante que o bloco dentário esteja totalmente nivelado com os demais elementos dentários. Pensando nisso, o Sorrisologia conversou com a dentista Juliana Portes que revelou alguns sinais que podem indicar que o seu bloco dental precisa ser ajustado. Veja só!

Bloco no dente: o que é?

Dentre os diversos procedimentos odontológicos, o bloco no dente é um dos mais conhecidos entre os pacientes. “O bloco dental é uma prótese dentária - que pode ser feita em coroa, onlay e inlay - responsável por recompor a parte perdida do dente por conta de cárie ou fratura”, explica a profissional. Nesse sentido, a técnica pode ser feita com diferentes tipos de materiais. “O bloco no dente pode ser realizado com metal, cerâmica e cerômero, que é uma resina melhorada”, revela a dentista. No entanto, o material metálico costuma ser menos recomendado pelos especialistas por questões biológicas, já que alguns pacientes podem desenvolver reações alérgicas e até mesmo fraturas em algumas partes do dentes devido à força de dilatação do metal.

Saiba como identificar um bloco de dente alto

De acordo com a dentista, o primeiro sinal de que o bloco no dente está alto é a dificuldade para realizar movimentos comuns, como fechar a boca. Nesse caso, o incômodo surge ao sentir o primeiro toque no dente com o bloco. “Quando ocorre a máxima intercuspidação, que é a posição em que há o maior número de contatos dentários, o paciente deve tocar todos os dentes ao mesmo tempo, sem a presença de um toque primário”, conta a especialista. Quando não tratado, o quadro pode gerar sensibilidade dentária, inflamação no elemento ou até mesmo fratura do próprio bloco dental colocado. Justamente por isso, ao notar qualquer diferença no nível desse elemento dentário, é importante consultar o seu dentista de confiança o quanto antes.

A correção do bloco dental pode variar de acordo com o desnível da prótese dentária

Depois de descobrir como identificar um bloco no dente alto, você certamente deve estar se perguntando como resolver esse problema. Nesse caso, a dentista adianta: o ajuste do bloco dentário deve ser feito com auxílio de carbono. "O papel de pigmento pode ser colocado sobre a restauração para mostrar o ponto em que ocorre o toque prematuro. A partir disso, é possível fazer um leve desgaste nessa região até que fique ajustado da maneira correta”, esclarece a Dra. Juliana. No entanto, vale ressaltar que, em alguns casos, pode ser necessário que o bloco dentário volte ao laboratório para ajustes mais precisos para evitar um desgaste grande e, possivelmente, uma quebra do bloco durante o processo.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Juliana Portes - Mestre em patologia pela Universidade Federal Fluminense e doutoranda em periodontia pela Universidade de Sevilha (ES)
CRO-RJ: 43653


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal