21.11.2020

Como aliviar dor de dente causada pelo abscesso dentário?

O abscesso dentário é um problema que causa muito incômodo, mas que pode ser controlado com alguns cuidados!
O abscesso dentário é um problema que causa muito incômodo, mas que pode ser controlado com alguns cuidados!

Dor de dente: você sente esse incômodo? Muitas pessoas percebem esse sintoma ao longo do dia ou em situações corriqueiras e não encaram como se fosse um problema. O desconforto pode ser causado por uma série de fatores, desde uma cárie, sensibilidade, trauma e principalmente devido à um abscesso dentário - o que se torna mais perigoso para a saúde do seu sorriso.

Para aliviar essa situação, é importante procurar um cirurgião-dentista que vai indicar o melhor tratamento para o caso. Pensando nisso, o Sorrisologia entrevistou a odontologista Rhianna Barreto que esclareceu todas as medidas para acabar com a dor de dente causada pelo abscesso. 

O que é um abscesso dentário? Entenda as causas desse problema bucal

O abscesso dental é um problema bucal mais comum do que se imagina. De acordo com a dentista, ele é caracteriza como uma infeção dentária, geralmente causada por uma cárie, necrose pulpar ou até mesmo por algum tipo de fratura dentária. "Também pode ser procedente da gengiva, que neste caso é classificado como abscesso periodontal e causado por infecção do dente decorrente a um desses problemas ou doenças bucais", explicou. 

O abscesso dentário causa dor de dente? Conheça esse e outros sintomas 

O mais incômodo do abscesso dentário é a dor de dente. Esse costuma ser o primeiro aviso que o seu sorriso dá quando está acontecendo algo de errado. Mas além disso, Rhianna ressalta outros sintomas comuns do problema:

- Edema na gengiva e no rosto;

- Saída de pus pelo dente ou pelo rosto;

- Até mesmo obstrução de vias aéreas nós casos mais graves.

Por esses motivos é tão importante procurar ajuda assim que sentir o primeiro sinal de dor para que o abscesso não chegue nesse estágio de piora. 

Como aliviar a dor de dente do abscesso dentário?

É possível aliviar a dor de dente causada pelo abscesso dentário em casa, mas a especialista alerta que essa é apenas uma maneira temporária de diminuir o incômodo e que um profissional deve ser procurado de qualquer forma. Sendo assim, Rhianna recomenda: "De imediato pode se fazer uso de analgésicos e bochechos com água morna, mas o ideal e ir ao dentista o quanto antes, pois somente tratando a causa do abscesso que se resolve o problema", atentou.

Como prevenir o abscesso dentário?

- Ir nas visitas periódicas ao dentista a cada quatro ou seis meses;

- Fazer check-up odontológico com radiografias;

- Praticar a higiene bucal adequadamente com a escova e creme dental recomendado pelo dentista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal