Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de ir ao dentista

29.10.2020

Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de ir ao dentista

Ao escovar os dentes prefira usar um creme dental com fluoreto de estanho que ajuda aliviar os sintomas da dor de dente causados pela sensibilidade dentária.
Ao escovar os dentes prefira usar um creme dental com fluoreto de estanho que ajuda aliviar os sintomas da dor de dente causados pela sensibilidade dentária.

Não existe nada tão incômodo quanto sentir uma dor de dente. O problema é uma das queixas mais comuns entre os pacientes nos consultórios dentários e, por ser algo bem relativo, não se sabe ao certo a sua possível causa sem uma análise clínica detalhada. Por esse motivo, fica um pouco complicado aliviar esse incômodo em casa antes de ir ao dentista. Mas para te ajudar, o Sorrisologia bateu um papo com a cirurgiã-dentista Caroline Malavassi que indicou as melhores dicas para amenizar qualquer dor de dente até procurar um especialista. 

O que significa uma dor de dente?

Uma dor de dente pode ser causada por vários motivos. Desde alguma alteração na estrutura dos elementos ou da articulação têmporomandibular. As outras razões para esse problema são: "Desgastes por retração que geram sensibilidade ao gelado, dentes fraturados que podem causar dor ao mastigar, cáries mais profundas e, ainda, disfunções na ATM que provocam incômodo nos movimentos funcionais ou até mesmo dor de cabeça", esclareceu. Todos com diferentes intensidades, dependendo de cada caso!

O que o paciente deve fazer assim que sentir os primeiros sinais de dor de dente?

É importante sempre estar atento aos sinais que nosso corpo nos dá! Quando sentir dor ou algum incômodo diferente nos dentes, é necessário procurar o quanto antes um dentista de sua confiança. Sendo assim, a profissional recomenda: "Prestar atenção aos sintomas, e o mais importante, é necessário evitar a automedicação sem a supervisão de um profissional qualificado. Às vezes um medicamento pode camuflar alguma situação clínica que precise ser reparada", sugeriu Caroline. 

O que é bom para aliviar a dor de dente?

A especialista conta que existem diversos tipos de tratamento para aliviar a dor de dente, tudo vai depender do incômodo que o paciente está sentindo. A causa precisa ser identificada, por isso, uma avaliação para o correto diagnóstico é indispensável! "Os tipos de tratamentos podem variar de aplicação de dessensibilizantes à restaurações, tratamento de canal, extrações e placas miorelaxantes", revelou. 

Cuidados para prevenir a dor de dente

É extremamente necessário manter a manutenção periódica de sua saúde bucal. "Aquele velho ritual, de sempre, para termos uma boa higienização: escovar os dentes três vezes ao dia, optar por escovas macias e utilizar fio dental diariamente. Além de realizar uma consulta a cada seis meses ao seu dentista", Lembre-se: o melhor tratamento que temos é a prevenção!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal