Clareamento Dental: Creme Whitening Mantém Os Dentes Brancos?
Engana-se quem pensa que basta fazer o clareamento dental para conquistar dentes brancos por toda a vida. Na verdade, existe uma série de medidas que devem ser tomadas para evitar que as temidas manchinhas e o amarelado voltem. Entre elas, está o uso de cremes dentais com ação whitening.<
Compartilhar em suas redes
Engana-se quem pensa que basta fazer clareamento dental para conquistar dentes brancos por toda a vida. Na verdade, existe uma série de medidas que devem ser tomadas para evitar que as temidas manchinhas e o amarelado voltem. Entre elas, está o uso de cremes dentais com ação whitening. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Caroline Malavasi que revelou as principais informações sobre essa fórmula para preservar o poder do branco por mais tempo.
Antes de tudo, entenda como a pasta com efeito clareador funciona
Para surpresa de alguns, a pasta de dentes com efeito whitening é a principal aliada quando o assunto é conquistar um sorriso branco. Mas, de acordo com a dentista Caroline, o produto requer alguns cuidados durante o uso. “Esse tipo de creme dental contém substâncias abrasivas ou químicas capazes de remover as manchas decorrentes, principalmente, de corantes da alimentação. Por isso, devem ser utilizados com cautela já que, se o abrasivo não for suave, pode desgastar excessivamente o esmalte dental, gerando danos à estrutura dentária, como a sensibilidade”, explica. Além disso, vale ressaltar que dentes que contenham facetas ou coroas podem apresentar resultados diferentes e menos perceptíveis. Nesses casos, é importante consultar o seu dentista de confiança para garantir o uso do produto adequado.
É verdade que esse tipo de pasta de dentes ajuda a prolongar o clareamento dental?
Sim, é verdade. Segundo a especialista, a pasta de dentes com efeito whitening ajuda na manutenção da cor alcançada durante o clareamento dental. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, ela não substitui o tratamento feito em consultório, uma vez que age apenas superficialmente. Além disso, por contar com substâncias abrasivas, é importante lembrar que esse tipo de creme dental não deve ser usado sem o acompanhamento e a supervisão médica. “O dentista deve avaliar adequadamente a intensidade de pigmentação e, assim, recomendar o melhor método para utilizar esses cremes clareadores”, explica Caroline. Pacientes menores de 12 anos e adultos que sofram de hipersensibilidade, retrações cervicais ou apresentem desmineralização no esmalte dental também devem evitar o uso da pasta de dentes com efeito branco.
Existem outros cuidados que podem manter os dentes brancos por mais tempo
Para que o efeito do clareamento dure mais tempo, Caroline adianta: não basta apenas usar esse tipo de creme dental. Na verdade, existem diversos cuidados que devem fazer parte do seu dia a dia para manter os dentes brancos por mais tempo. Confira alguns deles abaixo:
- Faça bochecho ou beba água após a ingestão de alimentos com corantes para que os pigmentos demorem mais a se depositar na superfície do esmalte;
- Opte pelo uso de xilitol. A substância estimula a salivação, sendo capaz de manter o pH da boca equilibrado, o que diminui a formação de placa bacteriana e tártaro que podem causar manchas;
- Mantenha todos os cuidados necessários durante a higiene bucal. Nesse caso, é importante fazer uso do fio dental para eliminar resíduos e prevenir manchas;
- Evite fumar;
- Não se esqueça das consultas periódicas ao dentista. O controle da saúde bucal e a limpeza são extremamente necessárias para manutenção dos dentes brancos e saudáveis.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ