Clareamento dental com moldeira é seguro?
O clareamento dental com moldeira é um tratamento seguro e eficiente, que consegue deixar os dentes branquinhos de forma mais homogênea e natural. Embora seja um tratamento caseiro, ele deve ser feito com o acompanhamento de um dentista.
Compartilhar em suas redes
O clareamento dental com moldeira é um tipo de tratamento caseiro que serve para deixar os dentes bem branquinhos, livres de manchas. No entanto, para que seja realmente eficiente e vantajoso, esse tipo de clareamento precisa ser feito com uma série de cuidados e sempre com o acompanhamento de um profissional especializado. Você sabia, por exemplo, que a moldeira para clareamento não pode ser utilizada com muita frequência e precisa ser higienizada de forma específica? Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, que esclareceu se o clareamento dental caseiro com moldeira é seguro (ou não) e quais cuidados ele demanda.
Clareamento dental com moldeira é um tratamento seguro?
De acordo com a dentista Priscila Almeida, o clareamento dentário feito com moldeira e gel clareador pode sim trazer uma série de vantagens para a saúde bucal. No entanto, existem alguns fatores que devem ser analisados antes de iniciar esse tipo de tratamento. “É seguro, mas existem contraindicações para o tratamento de clareamento dental. Sendo elas: pacientes menores de 15 anos, com presença de cárie ou com muitas restaurações, gestantes, alérgicos aos componentes do agente clareador e quando o indivíduo apresenta inflamação na gengiva ou quadro de periodontite”, destaca a profissional.
Como é feito o clareamento dental caseiro com moldeira?
Por mais que o clareamento dental seja um tratamento caseiro, ele precisa ser sempre iniciado no consultório do dentista. A Dra. Almeida explica como é feito todo esse processo e quais são os produtos indicados - desde o gel clareador dental até a moldeira e o tipo de creme dental apropriados. “O tratamento se inicia com a raspagem (se necessário, para a remoção de tártaro) e profilaxia (limpeza e polimento dos dentes). Caso o paciente esteja com cárie, é preciso restaurar os dentes antes de realizar o tratamento de clareamento”, explica.
“Se não houver sangramento na gengiva, realizamos a moldagem do paciente para a confecção das placas de silicone (superior e inferior). No dia da entrega das placas, o paciente é fotografado para observação da coloração dos dentes e recebe um creme dental adequado, para possível sensibilidade, e a primeira seringa de clareamento (em média são três seringas utilizadas durante o tratamento), além das orientações sobre como utilizar a seringa”, complementa a especialista.
Quais as vantagens do clareamento dental com moldeira?
Em termos de praticidade, o clareamento com moldeira com certeza é o que mais se destaca. Mas, essa não é a única vantagem desse tipo de tratamento, sabia? A Dra. Almeida destaca que esse procedimento estético tende a render resultados bem satisfatórios e prolongados. “O clareamento dental caseiro é mais efetivo para pigmentações complexas. O clareamento do esmalte é feito de forma lenta, deixando o resultado mais homogêneo e natural. É de fácil aplicação pelo paciente, pode ser realizado com mais frequência e diminui a incidência de sensibilidade”, ressalta a Dra. Almeida.
Clareamento dental com moldeira: cuidados necessários durante e após o tratamento
Além de realizar todo um preparatório para iniciar o clareamento dental, é importante se comprometer com alguns cuidados durante todo o procedimento. A dentista destaca que fazer algumas restrições alimentares, por exemplo, é um ponto bem importante. “Durante o período de tratamento, o paciente deve evitar bebidas e comidas ácidas e que sejam ricas em corante. Após o tratamento, o paciente é orientado a consumir de forma controlada alimentos que mancham os dentes para prolongar o tratamento, sempre realizando a higiene bucal de forma adequada”, orienta.
Ainda de acordo com a Dra. Almeida, ao finalizar cada seringa, o paciente deve retornar ao consultório para realizar a fotografia da coloração dos dentes - o que é fundamental para fazer o devido registro e acompanhamento do tratamento. Para finalizar, a especialista enfatiza uma lista de orientações básicas que devem ser seguidas por quem opta por esse tipo de clareamento dental. O ideal é seguir tudo à risca para não cometer erros:
Antes de usar o clareador, realizar higiene bucal (escovação e uso do fio dental).
Utilizar a moldeira duas vezes por dia, pelo período de 2 horas.
Despejar o conteúdo do gel clareador dentro da moldeira, na quantidade adequada, recomendada pelo profissional (uma gota menor que um grão de arroz).
Colocar a moldeira nos dentes e verificar se o gel não está extravasando para a gengiva.
Utilizar a moldeira somente pelo tempo estabelecido pelo dentista.
Quando remover a moldeira, escovar os dentes novamente para que o produto não permaneça nos dentes.
Lavar a moldeira com bastante água e secar, evitando deixar resíduos do gel.
Não ingerir alimentos durante o uso da moldeira.
Guardar o gel clareador e a moldeira em local fresco e seco.
Redação: Carolina Damasceno