Quais as causas mais comuns de lesão bucal? Saiba mais sobre aftas, herpes labial e como tratá-las
Para tratar lesões na boca como o herpes labial, é importante usar hidratantes e pomadas que amenizam a dor e aceleram a cicatrização
Para tratar lesões na boca como o herpes labial, é importante usar hidratantes e pomadas que amenizam a dor e aceleram a cicatrização

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quais as causas mais comuns de lesão bucal?

As principais lesões na boca são originadas por traumas, maus hábitos alimentares e infecções, que originam problemas como aftas e herpes labial.

11/10/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Ardência, coceira, dor e vermelhidão são sintomas que costumam acompanhar as lesões na boca. A tendência, em muitos casos, é acreditar que o machucado se trata de uma simples afta. No entanto, nem sempre isso procede. Por isso, investigar a lesão bucal e buscar a melhor forma de tratá-la - com uma melhor higiene bucal ou remédios específicos - é muito importante para evitar que o problema se agrave. O Sorrisologia conversou com a dentista Cecilia Maria Costa, que falou mais sobre as possíveis lesões bucais e o que fazer em cada situação. Confira! 

Lesões na boca: herpes labial e aftas são as mais comuns

De acordo com a dentista, alguns maus hábitos de higiene bucal e até de alimentação podem contribuir para o surgimento de lesões bucais. Elas podem se agravar caso não sejam devidamente identificadas e tratadas. “As lesões mais comuns são as aftas que podem surgir por um trauma na área, como bater a escova de dentes na região, por exemplo. Também é possível ter aftas quando o paciente tem uma dieta rica em ácidos”, explica. Para evitar esse tipo de problema, é importante utilizar a escova recomendada pelo seu dentista (de cerdas macias) e não fazer muita força durante a escovação.

Embora as aftas sejam as lesões mais comuns, de acordo com a especialista, existe outro tipo de machucado de origem viral que é bastante recorrente. “Também é possível encontrar o herpes labial causado pelo Herpes simplex (HSV), um vírus contagioso e que algumas pessoas demoram para apresentar”, complementa a profissional. 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 70% da população mundial já teve contato com o vírus do herpes. No entanto, a ferida se manifesta apenas em alguns indivíduos, geralmente em situações de estresse, exposição à luz solar intensa, em casos de outras infecções ou quedas de imunidade. 

Lesão bucal: quando devo procurar ajuda?

Para preservar a saúde bucal e evitar a possível piora da lesão bucal, é muito importante atentar à duração dos sintomas. “O ideal é procurar o profissional caso a lesão dure mais de 7 dias, e sempre manter as consultas de forma regular”, recomenda a especialista. Caso a afta não melhore mesmo com alguns cuidados (higiene + uso de pomadas, por exemplo), o mais indicado é ir ao dentista para avaliar o caso. O mesmo serve para o herpes bucal e de outras lesões que causam incômodo. 

Aftas podem ser tratadas com pomadas e cuidados com a alimentação

Ao identificar a presença de aftas na boca, o paciente pode recorrer a pomadas alcalinas que diminuem a inflamação, protegem e combatem a acidez da boca e amenizam a dor. Utilizando um remédio para afta, é possível que o problema se resolva em poucos dias, sem precisar recorrer a um dentista. Concomitantemente, é recomendado evitar alimentos muito ácidos, picantes ou quentes, que podem acabar piorando o quadro. Em casos de aftas recorrentes, no entanto, acaba sendo necessário buscar um tratamento mais abrangente. Buscar o acompanhamento de um nutricionista e consumir alguns suplementos vitamínicos, por exemplo, pode ser uma boa linha de tratamento.

Herpes bucal deve ser tratado com medicamentos via oral e de uso tópico

De acordo com a especialista, os cuidados com o herpes bucal devem ser tomados logo no início da manifestação dos sintomas, o que ajuda a evitar o avanço da ferida. “O herpes é uma lesão contagiosa, é possível utilizar pomadas e comprimidos via oral para amenizar os sintomas”, afirma a profissional. 

Ao detectar o surgimento do herpes, recomenda-se que o paciente use um hidratante labial (para evitar o ressecamento do machucado) e, ainda, redobre os cuidados com a higiene bucal. É importante usar uma escova de cerdas macias, fio dental e o enxaguante bucal recomendados pelo dentista, realizando a escovação com mais suavidade. Além disso, o ideal é começar a aplicar a aciclovir (pomada para afta de uso tópico) o quanto antes para acelerar a cicatrização e diminuir a dor. Seguindo essas dicas, fica fácil evitar a progressão do herpes labial.

Cuidados com a saúde bucal devem ser maiores durante tratamento ortodôntico

Você sabia que durante o tratamento ortodôntico é mais comum desenvolver aftas e lesões na boca? De acordo com a especialista, é necessário tomar alguns cuidados extras durante o uso do aparelho ortodôntico. “O correto é seguir todas as recomendações do seu ortodontista, evitar alimentos que possam quebrar os brackets e, caso haja irritação com a boca, usar uma cera para proteção”, orienta a profissional.

Vale destacar, ainda assim, que as aftas são mais recorrentes apenas no início do tratamento ortodôntico. Por isso, caso o paciente apresente muitos quadros de lesões por conta do aparelho, é necessário rever alguns pontos do tratamento. De acordo com um estudo publicado na Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, após algumas semanas de uso do aparelho deve haver uma adaptação estrutural da mucosa bucal, que aumentará a espessura epitelial e a sua queratinização. Passado esse período de adaptação, as aftas devem diminuir e desaparecer. Caso contrário, não deixe de conversar com o seu ortodontista para resolver de vez a questão, ok?

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias