Carie profunda precisa de tratamento de canal? Descubra como tratar o problema

21.07.2020

Carie profunda precisa de tratamento de canal? Descubra como tratar o problema

Saiba mais sobre a cárie profunda e se o problema precisa de um tratamento de canal
Saiba mais sobre a cárie profunda e se o problema precisa de um tratamento de canal

A cárie é, sem dúvidas, um dos problema bucais mais comuns no consultório dentário. Além de ser provocada pelo excesso de ingestão de doces e a má higiene bucal, essa lesão também pode acontecer devido ao acúmulo de placa bacteriana ou em recorrência de um dente quebrado. Quando o problema não é tratado corretamente, ele pode causar mais danos, resultando em uma cárie profunda, pro exemplo. O Sorrisologia conversou com a dentista Vanessa Pires que esclareceu o assunto.

O que é uma cárie profunda?

De acordo com a especialista, a cárie é um dano causado no dente que ocorre devido ao contato das bactérias existente na boca juntamente com os resíduos alimentares. "Eles irão produz toxinas ácidas, deixando o dente enfraquecido", relatou. Alguns desses alimentos aumentam ainda mais a quantidade destes ácidos, como por exemplo, uma dieta ácida e açucarada cheia de doces e refrigerantes que deixam o pH da saliva mais ácido.

Ignorar a cárie nessa fase inicial pode ser um grande erro e Vanessa explica o porquê: "A cavidade rasa vai evoluindo e se torna em uma mais profunda bem próxima à polpa dental (onde se localiza os nervos e vasos sanguíneos) e a dor se torna mais intensa, pulsátil e muitas vezes espontânea". Resumindo: uma lesão cariosa simples acaba se transformando em uma cárie profunda. 

Esse tipo de cárie precisa de um tratamento de canal para ser eliminada?

Quando a cárie ainda não atingiu o canal radicular (o nervo do dente), o tratamento é feito com restauração em resina composta de forma direta, ou de forma indireta para cavidades maiores. No entanto, se a doença já estiver atingido a região nervosa, o paciente vai precisar remover todo tecido cariado e se submeter ao tratamento de canal.

Após o tratamento feito, o problema pode voltar?

A dentista Vanessa conta que não é porque você realizou o tratamento do canal que todos os seus problemas foram solucionados. "Com o canal, você não sentirá mais dor porque o nervo do dente que é responsável por causar o sintomatologia de dor foi removido, mas ele ainda sim ter uma reincidência de cárie e, consequentemente, resultar na perda do elemento", alertou.

Como manter o dentes saudáveis e prevenidos da cárie

A prevenção deve ser feita através de um conjunto de medidas:

- Manter uma dieta balanceada;

- Escovar os dentes corretamente com os movimentos adequados, utilizando o fio dental e raspador de língua ou escovar a língua com a sua própria escova;

- Visitar o seu dentista regularmente para realizar check-up preventivo.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vanessa Pires - Especialista em Periodontia e Prótese Dentária
Rio de Janeiro, RJ
CRO-RJ: 28875


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal