Boca seca ao acordar: isso é normal? O que pode significar? Como evitar o sintoma?
A sensação de boca seca ao acordar pode ser causada por uma série de fatores. Saiba mais!
A sensação de boca seca ao acordar pode ser causada por uma série de fatores. Saiba mais!

Publicador de Conteúdos e Mídias

Boca seca ao acordar: isso é normal?

Você já percebeu a sua boca seca ao acordar? Caracterizado pela produção insuficiente de saliva para manter a boca úmida, o quadro é mais comum do que se imagina e pode causar bastante incômodo. Mas será que essa situação é normal ou pode ind

17/11/2020

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você já percebeu a sua boca seca ao acordar? Caracterizado pela produção insuficiente de saliva para manter a boca úmida, o quadro é mais comum do que se imagina e pode causar bastante incômodo. Mas será que essa situação é normal ou pode indicar algum problema bucal? É possível prevenir a sensação de boca seca ao acordar? Para desvendar essas e outras dúvidas sobre o assunto, nós conversamos com a dentista Caroline Malavasi, que revelou as principais causas e os cuidados necessários para evitar o quadro. Confira!

Afinal, a sensação de boca seca ao acordar é normal?

Embora a sensação de boca seca ao acordar esteja longe de ser agradável, o quadro é bastante comum e, muitas das vezes, não exige grandes preocupações. "Durante a noite ocorre uma diminuição do nosso fluxo salivar e, por isso, acordar com a boca seca é uma situação muito normal", revela a dentista. No entanto, vale lembrar que quando o quadro se mantem ou aumenta ao longo é importante ligar o sinal de alerta. "Quando isso acontece, a possível causa deve ser melhor investigada, já que existem diversos fatores que podem provocar essa condição", afirma. Nesse caso, a boca seca pode estar ligada à doenças crônicas ou distúrbios autoimunes, como diabetes e lúpus, uso contínuo de prótese total, tabagismo e a baixa ingestão de líquidos durante o dia a dia.

Boca seca ao acordar não é sinônimo de xerostomia 

Quando se trata da sensação de boca seca ao acordar, é comum que alguns pacientes a associem ao quadro de xerostomia - que é a definição para quem sofre do distúrbio na produção de saliva pelas glândulas salivares. No entanto, de acordo com a dentista Caroline, essa atitude pode ser um grande equívoco. "Acontece que, embora a xerostomia não seja uma doença, ela está associada a uma variedade de condições que podem provocar uma diminuição do fluxo salivar normal", revela.

Nesse caso, é importante investigar se o paciente possui hábitos como fumo, jejum e respiração pela boca. Além disso, doenças reumatológicas, diabetes, estresse, depressão e algumas alterações hormonais também podem estar relacionadas a essa condição.

É possível evitar a sensação de boca seca ao acordar?

Embora a sensação de boca seca ao acordar possa ocorrer por diversos motivos, existem alguns cuidados simples e diários que podem ajudar a evitar o quadro. Investir na ingestão de líquidos ao longo do dia, por exemplo, é o principal deles. "A desidratação é uma das possíveis causas do paciente acordar dessa forma. Portanto, umas das dicas para afastar essa condição é manter-se hidratado", ressalta a especialista.

Outro cuidado importante é manter bons hábitos de higiene, incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal, e examinar a boca diariamente para ver se há alguma ferida ou inflamação. Além disso, pacientes que fazem uso de prótese dentária podem aumentar a frequência da mastigação com a ajuda de gomas de mascar sem açúcar. Dessa forma, é possível estimular a produção de saliva e, assim, prevenir a sensação de boca seca ao acordar. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias