04.12.2020

Aparelho transparente pode causar dor de dente? Ortodontista revela se esse incômodo é comum no início do tratamento ortodôntico

Assim como o modelo tradicional, o aparelho transparante também pode causar dor de dente no início do tratamento ortodôntico. Veja dicas de um profissional para amenizar o quadro!
Assim como o modelo tradicional, o aparelho transparante também pode causar dor de dente no início do tratamento ortodôntico. Veja dicas de um profissional para amenizar o quadro!

O aparelho transparente é uma das principais opções para quem busca unir conforto e estética durante o tratamento ortodôntico. Ao contrário do modelo tradicional, ele conta com peças mais discretas e design simples que garantem o efeito de camuflagem no seu sorriso. Mas será que esse tipo de aparelho também pode causar dor de dente? Pensando em esclarecer essa dúvida, o Sorrisologia conversou com a dentista Uila Ramos que revelou se o aparelho transparente pode causar dor de dente e os cuidados necessários para amenizar o quadro.

Aparelho transparente pode causar dor de dente nos primeiros dias de uso

Embora o aparelho transparente ofereça mais conforto ao tratamento ortodôntico, é importante ressaltar que o modelo também pode resultar em dores nos primeiros dias de uso. “Nesse caso, o incômodo possui uma intensidade menor quando comparado ao aparelho tradicional”, afirma a dentista Uila. Acontece que, os alinhadores são aparelhos removíveis e, por esta razão produzem forças intermitentes, a menor intensidade da dor deve-se aos intervalos em que o paciente tira o aparelho para a alimentação e higiene bucal.

Nesse sentido, a ortodontia com aparelhos fixos ou alinhadores estéticos promove a movimentação dentária através de forças leves que reposicionam os dentes em seus alvéolos com os processos de remodelação óssea. “Esse desconforto é sentido como uma pressão nos dentes, sinal de que está ocorrendo a movimentação dentária”, completa a profissional.

Como aliviar a dor de dente no início do tratamento ortodôntico?

Antes de buscar alternativas para aliviar a dor de dente causada pelo aparelho transparente, é importante ter em mente que o tratamento ortodôntico funciona de forma progressiva. Ou seja: existe uma sequência de placas alinhadoras que vão sendo substituídas em um intervalo estabelecido de acordo com o modelo escolhido. “Por isso, o desconforto inicial, que pode durar de algumas horas a no máximo dois ou três dias, é considerado dentro da normalidade”, afirma a especialista.

Para amenizar o quadro, existem algumas medidas simples que podem ser extremamente eficazes. A ingestão de água gelada nas primeiras horas ou o uso de compressa fria no lado externo da boca, por exemplo, podem ajudar. “A sensação térmica mais baixa contribui para o controle da dor através da contração dos vasos sanguíneos próximos aos dentes”, explica Uila. Além disso, vale apostar em chás calmantes, como o de camomila, para diminuir a dor provocada pela pressão do aparelho transparente e, assim, acalmar de forma natural a região afetada.

Lembre-se: caso a dor de dente persistir, é importante consultar um ortodontista

Ainda que a dor de dente seja comum no início do tratamento ortodôntico, é preciso estar atento caso o sintoma se prolongue por mais tempo. “O ideal é que o paciente compareça ao consultório para ser avaliado pelo ortodontista e, assim, identifique a causa da permanência da dor. Em alguns casos, pode ser necessário adequar a força empregada na placa alinhadora ou substituí-la”, alerta a dentista. Além disso, o profissional pode indicar analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, variando de acordo com cada quadro e sintoma.

Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva

CRO-PE 10.380
Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal