27.05.2021

Aparelho ortodôntico pode causar afta?

Entenda como o aparelho ortodôntico pode provocar o surgimento de aftas na boca e saiba como tratar as lesões
Entenda como o aparelho ortodôntico pode provocar o surgimento de aftas na boca e saiba como tratar as lesões

O aparelho ortodôntico pode trazer uma série de mudanças para a rotina dos pacientes. Além de exigir alguns cuidados específicos com a higiene bucal, o uso acessório pode resultar em alguns incômodos que antes não eram tão frequentes no seu dia a dia - especialmente nos primeiros dias do tratamento ortodôntico. O surgimento de aftas na boca, por exemplo, é o principal deles. Para entender melhor o assunto, nós conversamos com a ortodontista Caroline Malavasi, que revelou como o aparelho fixo pode contribuir para a afta. Confira!

Aparelho ortodôntico vs. afta: entenda a relação entre os dois

Segundo a especialista, existem diversos fatores que podem estar relacionados ao surgimento de afta na boca durante o uso do aparelho ortodôntico. "Essas lesões podem se formar a partir de um déficit vitamínico, imunidade baixa, acidez excessiva da cavidade oral ou até mesmo traumas, como no caso do aparelho fixo”, revela.

Isso porque, nos primeiros dias de tratamento ortodôntico, é comum que o paciente ainda não esteja adaptado ao acessório, podendo morder a bochecha ou bater a escova de dentes durante a escovação - o que resulta nos traumas e na afta. Nesse caso, as lesões tendem a surgir nas proximidades dos acessórios mais volumosos. “Inicialmente, os braquetes podem gerar um atrito e provocar um tipo de microtrauma. Mas, de forma geral, as aftas na boca são mais frequentes nas áreas próximas às bandas ortodônticas e aos tubos”, conta Caroline.

Como tratar as aftas na boca?

Lidar com aftas na boca pode ser um verdadeiro incômodo - especialmente durante o uso do aparelho fixo. Para eliminar essas pequenas lesões, existem algumas medidas que podem ajudar. Pomadas com anestésicos e anti-inflamatórios, por exemplo, são a principal forma de aliviar a dor e a ardência causada pelas aftas na boca. No entanto, é importante ter em mente que os medicamentos devem ser utilizados apenas sob orientação e supervisão do cirurgião-dentista.

Além disso, a alimentação é outro fator que pode contribuir para o tratamento dessas lesões. “Consumir legumes e vegetais escuros, como a couve, pode fazer a diferença, já que eles possuem vitaminas do complexo B e ferro que dão força à mucosa bucal”, aconselha a especialista. Nesse caso, o ideal é inserir esses alimentos na sua dieta em textura pastosa e temperatura fria para evitar possíveis irritações na afta.

Os cuidados necessários para evitar aftas na boca durante o tratamento ortodôntico

Pode até parecer óbvio, mas o primeiro passo para prevenir aftas na boca durante o tratamento ortodôntico é impedindo o atrito excessivo entre a região e o aparelho fixo. Embora pareça uma missão impossível, a especialista revela que existem alguns truques que podem ajudar nesse cuidado. “Até que a musculatura se adapte ao novo volume, o ortodontista pode fornecer ceras de proteção para que o paciente use ao dormir, pelo menos nos primeiros dias”, conta. Nesse caso, a cera funciona como uma espécie de massinha e ajuda a deixar o aparelho ortodôntico mais liso e confortável. Dessa forma, é possível diminuir o atrito e evitar o surgimento de aftas na boca.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)

Rio de Janeiro - RJ


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal