06.11.2020

Afta na boca: o que evitar comer para não piorar essa lesão bucal

Alguns alimentos podem piorar o desconforto causado pelas aftas. Veja abaixo os principais deles!
Alguns alimentos podem piorar o desconforto causado pelas aftas. Veja abaixo os principais deles!

Que as aftas podem ser um verdadeiro incômodo não é novidade para ninguém. Isso porque essas pequenas inflamações ficam expostas dentro da boca, principalmente na região da gengiva, bochecha e língua, causando dores e ardência na área da ferida. Mas, o que poucos sabem é que, com isso surge um outro problema: a dificuldade em comer. Para amenizar o desconforto e garantir a sua alimentação, o Sorrisologia reuniu em um só lugar alguns dos principais alimentos que não devem ser consumidos quando se está com afta na boca. Dá uma olhada!

Alimentos picantes podem favorecer o desconforto causado pela afta na boca

Se você tem o costume de comer alimentos muito picantes, é importante ligar o sinal de alerta: eles podem ser a porta de entrada para as aftas, principalmente para quem apresenta tendência a adquiri-las. Além disso, os alimentos picantes podem irritar a cavidade oral e, consequentemente, favorecer o desconforto causado por uma afta na boca. Justamente por isso, é necessário ter moderação no consumo de pimentas, especialmente as mais ardidas.

Comidas com excesso de sal tendem a contribuir para irritação da mucosa bucal

Quando se trata de alimentação, você já deve ter ouvido falar que, se consumido em excesso, o sódio pode ser o maior inimigo da sua saúde, certo? Mas, o que poucas pessoas sabem é que, além de contribuir para o aumento da pressão arterial e trazer problemas para o coração, o sal também pode trazer bastante incômodo para quem sofre com aftas. Além de contribuir para irritação da mucosa bucal - o que resulta naquela ardência na lesão -, esse alimento também pode favorecer a formação de novas úlceras. Por isso, o ideal é evitar o exagero de sódio comum em produtos industrializados, como amendoins e biscoitos.

Chocolates e doces podem incomodar as lesões da afta

Não é novidade para ninguém que os doces e chocolates em excesso podem trazer uma série de prejuízos à saúde bucal, inclusive o surgimento de aftas. Isso porque esse tipo de alimento pode causar uma pequena reação alérgica na mucosa bucal, o que resulta no incômodo nas aftas já existentes. Sendo assim, é importante evitar o consumo de chocolate em excesso durante esse período.

Frutas cítricas também podem irritar as aftas na boca

Embora sejam fontes de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo, as frutas cítricas, como limão, laranja e abacaxi, também devem ser evitadas por quem possui aftas na boca. Acontece que, assim como outros alimentos, ela também irritam um machucado já existente na boca ao serem consumidas, o que pode levar à formação da ferida e ao surgimento dos sintomas típicos da afta. Então, já sabe, né? É melhor evitá-las até que as lesões estejam curadas.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal