10.11.2021

Aparelho lingual: quando optar por esse tratamento ortodôntico?

O aparelho lingual é uma das principais opções de tratamento ortodôntico. Mas será que o acessório pode ser usado por qualquer paciente? Veja o que diz uma especialista!
O aparelho lingual é uma das principais opções de tratamento ortodôntico. Mas será que o acessório pode ser usado por qualquer paciente? Veja o que diz uma especialista!

Quando o assunto é tratamento ortodôntico, o aparelho lingual é um dos métodos mais recomendados pelos dentistas. Diferente do modelo tradicional, esse tipo de acessório é posicionado atrás do sorriso. Justamente por isso, ele é bastante procurado por quem deseja adquirir os benefícios da ortodontia sem comprometer a estética do sorriso. Mas será que qualquer paciente pode utilizar o aparelho ortodôntico lingual? Para esclarecer essa dúvida, o time de Sorrisologia conversou com a ortodontista Caroline Malavasi, do Rio de Janeiro. Dá só uma olhada!

Aparelho lingual: entenda como funciona esse tipo de tratamento ortodôntico

Embora não seja uma grande novidade no tratamento ortodôntico, é comum que muitos pacientes não saibam como o aparelho lingual funciona. Na prática, o acessório nada mais é que uma opção para quem deseja alinhar os dentes sem comprometer a aparência do sorriso. “É um tipo de aparelho fixo considerado mais estético porque não aparece quando o paciente sorri”, revela a dentista. 

Na maioria das vezes, o aparelho ortodôntico lingual exige o mesmo tempo de tratamento do que o modelo tradicional. No entanto, ele pode ser mais rápido em algumas situações devido a sua biomecânica. Por isso, o ideal é conversar com o seu dentista de confiança para garantir que o procedimento esteja alinhado às suas necessidades.

As vantagens e desvantagens do aparelho ortodôntico lingual

Na hora de escolher o melhor tratamento ortodôntico, é preciso estar por dentro das vantagens e desvantagens do aparelho lingual. De acordo com a especialista, o principal benefício desse modelo é, certamente, a preservação da estética do sorriso. “Diferente do convencional, os braquetes e os fios são colados na parte de trás dos dentes, deixando de ser visíveis. Por isso, o aparelho lingual é considerado uma alternativa mais estética e discreta”, revela a Dra. Carolina. 

Por outro lado, é importante ter em mente que a localização dos braquetes e fios pode trazer desconforto nos primeiros dias de tratamento. “O paciente pode ter dificuldade de higienização e incômodo, já que o aparelho lingual fica em maior contato com a língua”, alerta a dentista. 

Afinal, qualquer paciente pode utilizar o aparelho lingual?

Segundo a dentista, a indicação para uso do aparelho lingual segue a mesma linha do tratamento ortodôntico tradicional. “Ambos atuam auxiliando o desenvolvimento da dentição e corrigindo a posição dentária”, conta Carolina. Sendo assim, pacientes que possuem dentes desalinhados, mordida cruzada, tamanho desproporcional da mandíbula e outros desequilíbrios oclusais podem investir nesse tipo de aparelho. Mas lembre-se: o tratamento deve ser feito e acompanhado por um profissional.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
CRO-RJ: 38947


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: ortodontia