5 Dúvidas Sobre o Aparelho Autoligado

Publicador de Conteúdos e Mídias

5 Dúvidas Sobre o Aparelho Autoligado

09/08/2024

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Finalmente seu dentista bateu o martelo e você vai iniciar seu tratamento ortodôntico. Diante da expectativa para corrigir os dentes e deixar seu sorriso alinhado, o profissional te apresenta as opções de aparelhos ortodônticos. Entre eles está o aparelho autoligado. 

Neste artigo, apresentamos 4 coisas que você precisa saber sobre o aparelho autoligado, incluindo, o que é, como funciona, vantagens e cuidados que você deve ter com ele. Já neste outro artigo, desvendamos mitos e verdades sobre esse tipo de aparelho. Um outro artigo que produzimos, apontamos as diferenças entre o aparelho ortodôntico autoligado e o aparelho ortodôntico convencional. Ainda, criamos esse artigo que fala sobre as diferenças entre o aparelho autoligado ativo e o passivo. 

Diante da gama de informações sobre o aparelho autoligado, ainda assim verificamos que as dúvidas sobre ele são persistentes. 

No texto de hoje, vamos esclarecer mais 5 dúvidas sobre o aparelho autoligado e entender se ele pode ser a melhor opção para o seu tratamento ortodôntico

O que é um aparelho autoligado? 

Diferentemente dos aparelhos ortodônticos tradicionais, o aparelho autoligado possui um sistema diferente de fixação dos braquetes. Isso entrega uma série de vantagens e diferenças  em relação aos outros tipos de aparelhos. 

5 Dúvidas Sobre o Aparelho Autoligado

  1. O aparelho autoligado utiliza borrachinhas?

Não! O aparelho autoligado dispensa o uso das borrachinhas. O sistema de clipse integrado aos braquetes deste tipo de aparelho segura o fio no lugar. Em razão dessa tecnologia, as visitas ao ortodontista para a troca das borrachinhas são menos frequentes. Uma outra vantagem desse modelo de aparelho é que ele acumula menos placa bacteriana ao redor dos braquetes, o que ajuda a ter uma higiene bucal mais profunda. 

A função das borrachinhas nos aparelhos tradicionais serve para prender o fio ortodôntico aos braquetes, permitindo o movimento e consequentemente, o alinhamento dos dentes. Essas borrachinhas precisam ser trocadas com frequência pelo dentista além de precisar de uma higienização mais cuidadosa, pois podem acumular mais biofilme, o que aumenta o risco de cáries e doenças gengivais. 

  1. O aparelho autoligado é adequado para todos os casos ortodônticos?

Muitos especialistas acreditam que o aparelho autoligado pode sim ser adequado para diversos casos ortodônticos. Desde problemas simples de alinhamento até casos mais complexos de mordida cruzada, o aparelho ortodôntico autoligado tem se mostrado promissor

O importante aqui é ter uma avaliação detalhada do seu ortodontista, pois somente ele saberá se esse tipo de aparelho é a melhor opção para o seu caso. 

Outros especialistas optam pela combinação com outros tipos de aparelho, o uso de elásticos intermaxilares até mesmo complementar o tratamento com outras técnicas ortodônticas. 

  1. O aparelho autoligado pode causar cáries ou doenças gengivais?

Independente do tipo de aparelho ortodôntico, quando você está em tratamento, a higiene bucal precisa ser feita com mais rigor e cuidado. Contudo, não existem indícios de que o aparelho autoligado esteja conectado ao surgimento de tais condições bucais. 

A falta de uma limpeza adequada pode sim levar ao aparecimento de cáries e diversas outras condições bucais e não o uso de um tipo de aparelho. O que é possível é o surgimento de doenças gengivais, como a gengivite. 

Um dos grandes benefícios do aparelho autoligado é a não utilização das borrachinhas, logo existe menos acúmulo de placa bacteriana ao redor dos braquetes. Podemos ainda destacar que uma menor necessidade de ajustes e consultas ao ortodontista também pode contribuir para um tratamento mais confortável e higiênico.

  1. É possível ter uma alimentação normal com o aparelho autoligado?

Como em qualquer opção de aparelho ortodôntico, sempre é recomendado evitar alimentos que possam danificar a estrutura do aparelho, como pipoca, milho na espiga, nozes e alimentos duros. 

Contudo, como o aparelho autoligado possui uma estrutura robusta, sem o sistema de braquetes tradicionais nem a utilização das borrachinhas, as chances de danos ao aparelho são menores, permitindo assim uma dieta mais diversa. 

  1. O aparelho autoligado pode corrigir problemas severos de alinhamento dental?

O aparelho autoligado é eficaz na correção de uma ampla gama de problemas de alinhamento dental, pois sua tecnologia permite um movimento dentário mais eficiente e controlado, muitas vezes resultando em um tempo de tratamento mais curto.

Mas é preciso entender que existem limitações. Como colocamos mais acima, em casos mais severos de desalinhamento ou problemas estruturais mais complexos pode ser necessário o uso de técnicas complementares de tratamento. 

Embora represente um grande passo na inovação ortodôntica oferecendo diversas vantagens em relação aos aparelhos convencionais, o aparelho autoligado pode não ser adequado para certos tipos de condições bucais. Lembre-se de que a decisão final deve ser baseada em uma avaliação profissional detalhada das suas necessidades específicas.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos e familiares que também possam estar em dúvida sobre os tratamentos ortodônticos. 

 

- Você utiliza os itens de higiene bucal certos para cuidar do seu sorriso? Faça o nosso teste para descobrir!


 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias