
Antibióticos em excesso estragam os dentes?
Quando se trata de saúde bucal, existem alguns hábitos simples e rotineiros que podem trazer alguns prejuízos para o seu sorriso. Mas será que o uso excessivo de antibióticos pode ser um deles? Embora alguns pacientes acreditem que esse tipo de medicamento quando usado de forma ina
Compartilhar em suas redes
Quando se trata de saúde bucal, existem alguns hábitos simples e rotineiros que podem trazer alguns prejuízos para o seu sorriso. Mas será que o uso excessivo de antibióticos pode ser um deles? Embora alguns pacientes acreditem que esse tipo de medicamento quando usado de forma inadequada seja associado a bactérias e, consequentemente, a formação de cáries e outros problemas bucais, a realidade não é bem assim. Para entender melhor sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a odontologista Ana Elisa que esclareceu se antibióticos podem ou não deixar os dentes fracos e quebradiços.
Antibióticos estragam os dentes: mito ou verdade?
Depende. De acordo com a dentista, a maioria dos antibióticos receitados por profissionais da saúde não causam danos e prejuízos à estrutura e estética dos dentes. “Na verdade, há uma grande confusão em relação a essa informação. Existe apenas uma classe de antibiótico que quando ingerida na infância, durante o período de formação dos dentes permanentes, que afeta a constituição dos tecidos”, explica a Dra. Ana.
Nesse caso, os medicamentos com tetraciclina são os únicos grandes responsáveis pelos danos causados aos dentes. Isso porque essa substância tem afinidade pelo esmalte dental que provoca a pigmentação intrínseca e escurecimento dos dentes pela sua deposição no cálcio dental em formação.
O uso excessivo de antibióticos pode trazer consequências para saúde bucal
Apesar de nem todos os antibióticos provocarem danos à saúde bucal, o uso excessivo da tetraciclina durante a infância pode resultar em alguns problemas. Para surpresa de alguns, o motivo por trás disso está relacionado não só a substância em si, mas como a sua composição. “Os medicamentos administrados nessa fase são apresentados na forma de xaropes açucarados, ácidos e espessos e costumam ser administrados de duas a três vezes por dia, trazendo um risco para a formação de cárie”, relaciona a especialista.
Os cuidados necessários para manter a saúde bucal durante o uso de antibióticos
O uso de antibióticos com tetraciclina não precisa ser sinônimo de cáries e dentes escuros. Ainda que, em alguns casos, o uso prolongado desses medicamentos seja necessário durante a infância, existem alguns cuidados que podem ajudar a manter a saúde e a estética do sorriso do seu pequeno. Manter uma boa higiene bucal, por exemplo, é o principal deles. Para isso, é importante incluir o uso de fio dental e cremes dentais com flúor na rotina de limpeza.
Outro fator que merece atenção redobrada é a alimentação. “Evitar ainda mais a ingestão de doces nesse período é fundamental”, alerta a profissional. Além disso, é importante realizar a higiene bucal infantil após a administração desses antibióticos, principalmente durante a noite ou madrugada.
Esse artigo contou com a participação de:
Ana Elisa da Silva - Mestre em Clínica Odontológica, especialista em periodontia e capacitada para o atendimento da Halitose com indicação da ABHA (Associação Brasileira de Halitose). Habilitada em Laserterapia.
CRO-RS: 13490