Escova de dentes elétrica para crianças: dicas para ensinar o seu filho a usar esse item de higiene bucal

A escova de dentes elétrica pode ajudar a manter a saúde bucal das crianças. Saiba como incluí-la na rotina do seu pequeno!
A escova de dentes elétrica pode ajudar a manter a saúde bucal das crianças. Saiba como incluí-la na rotina do seu pequeno!

Ensinar os filhos a escovar os dentes está longe de ser uma tarefa fácil. Justamente por isso, é importante contar com todo o tipo de ajuda para tornar esse momento mais divertido. A escova de dentes elétrica, por exemplo, é uma ótima opção mais cativante do que a escova comum. Mas, antes de oferecê-la ao seu pequeno, é importante saber como utilizá-la e, principalmente, como deve ser feita a sua adaptação. Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas de como ensinar a criança a usar a escova de dentes elétrica. Veja só!

Antes de tudo, entenda as vantagens da escova de dentes elétrica para saúde bucal do infantil

Você pode até duvidar, mas a escova de dentes elétrica é uma grande aliada quando o assunto é a remoção de placa e gengivite. No caso das crianças, os benefícios do acessório podem ser ainda maiores. Isso porque a escova elétrica permite que a higiene bucal seja feita de uma maneira bem mais eficaz, já que nem sempre as crianças conseguem fazer os movimentos necessários para uma boa escovação. Além disso, ela também pode ser uma ótima forma de estimular os pequenos a gostar do processo de escovação. Vale a pena experimentar, né?!

A escova de dentes elétrica exige um acompanhamento dos pais

Embora seja conhecida por “fazer todo o trabalho”, a escova de dentes elétrica também exige alguns cuidados e a supervisão dos pais, especialmente quando se trata de crianças de até oito anos. Essa checagem é fundamental para verificar se a escovação está sendo feita da maneira correta e se há locais onde o pequeno não conseguiu alcançar. Além disso, o acompanhamento também é necessário durante a transição para a escova de dentes elétrica, já que a ferramenta demanda um controle maior da criança durante a utilização. Nesse caso, vale ressaltar que os movimentos automáticos podem machucar as gengivas e os lábios da criança quando não controlados. Justamente por isso, é preciso acompanhar de perto a rotina de escovação do seu pequeno e, assim, evitar possíveis lesões. 

Saiba como ensinar o seu filho a usar a escova de dentes elétrica

Assim como a escova de dentes comum, a elétrica também exige alguns cuidados e, por isso, é importante ter em mente o que pode ser feito para ajudar o seu filho a usar o acessório da maneira correta. Veja algumas dicas abaixo:

  • Oriente sobre o momento certo para fazer a escovação e sempre o supervisione;
  • Lembre-se de que tamanho da escova deve ser adequado à faixa etária da criança para garantir uma boa higiene bucal;
  • Na primeira vez, faça você mesmo a escovação nos dentinhos da criança e explique cada passo para que ela possa fazer o processo sozinha da próxima vez. Se necessário, repita outras vezes até que o pequeno entenda como a escovação deve ser feita;
  • Certifique-se de que o tempo da escovação, que é em torno de dois minutos, está sendo respeitado;
  • Oriente sobre a força a ser colocada na escova, já que ela já vibra e oscila de forma automática;
  • Inicie a escovação pelo lado externo dos dentes, movimentando a escova na horizontal e depois direcionando-a às gengivas.

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal infantil