22.11.2021

Anti-inflamatório ajuda a tratar sensibilidade nos dentes?

Descubra se o uso de anti-inflamatórios pode ajudar no tratamento para sensibilidade nos dentes
Descubra se o uso de anti-inflamatórios pode ajudar no tratamento para sensibilidade nos dentes

Na busca por um remédio para sensibilidade nos dentes, é comum que muitos pacientes optem pelos anti-inflamatórios. Comuns no nosso dia a dia, esse medicamento costuma tratar dores e incômodos simples - o que justifica a popularidade. Mas será que ele é realmente uma boa opção para o tratamento da sensibilidade nos dentes? Para entender um pouco mais sobre o assunto, nós conversamos com a dentista Renata Horn, do Rio de Janeiro, que revelou a ação do anti-inflamatório em dente com sensibilidade. Veja a seguir!

O anti-inflamatório não é uma alternativa de tratamento eficaz para sensibilidade nos dentes

Ainda que o anti-inflamatório seja considerado como a solução para sensibilidade dentária, é importante ressaltar que não existem provas da eficácia desse tipo de tratamento. “Esse medicamento não desempenha um papel significativo na redução da sensibilidade dos dentes e, por isso, não é recomendado para tal finalidade”, ressalta a dentista. Embora não sirva para tratar a sensibilidade nos dentes, o anti-inflamatório pode trazer algum efeito positivo durante o clareamento dental.

“O resultado pode ser atribuído ao pico de concentração plasmática do fármaco durante esse primeiro momento, além da produção de prostaglandinas, que sinalizam inflamação na primeira hora após o estímulo”, afirma Renata. Sendo assim, o ideal é buscar um profissional antes de administrar qualquer remédio para sensibilidade nos dentes. Dessa forma, você evita danos maiores aos dentes e garante o tratamento adequado para o quadro. 

O uso de produtos odontológicos com anti-inflamatório pode amenizar a sensibilidade nos dentes

De fato, o anti-inflamatório não é um tratamento indicado para tratar a sensibilidade nos dentes. No entanto, existem alguns produtos odontológicos que podem amenizar os sintomas de um dente sensível. “Atualmente, a odontologia conta com dessensibilizantes que contém substâncias anti-inflamatórias, como óleos essenciais, triclosan e cloreto de cetilpiridínio, dentre outros produtos que atuam topicamente obliterando os túbulos dentinários abertos e sensíveis”, revela a especialista. Mas lembre-se: nenhum destes itens devem ser usados sem recomendação profissional. A automedicação pode agravar ainda mais a sensibilidade nos dentes e trazer perigo à sua saúde bucal.

Mas, afinal, o que é bom para sensibilidade nos dentes?

Se o seu objetivo é descobrir como acabar com a sensibilidade nos dentes, saiba que existem algumas substâncias que são infalíveis. “O nitrato de potássio, por exemplo,  é o agente terapêutico mais comumente adotado para a dessensibilização, podendo ser encontrado em forma de gel ou entre componentes de cremes dentais para aliviar a sensibilidade nos dentes”, recomenda a dentista. 

Produtos de fluoretos, como gel de fluoreto de sódio e fluoreto estanoso, também oferecem um bom desempenho no tratamento para sensibilidade nos dentes. Isso porque eles atuam no fechamento dos túbulos dentinários, o que gera alívio nos sintomas do quadro. Além desses, o paciente ainda pode lançar mão da laserterapia do tipo diodo para tratar dente com sensibilidade, mediando um efeito analgésico controlado. 

 

Este artigo contou com a participação de:
Renata Horn - Mestre em implantodontia e especialista em periodontia e ortodontia. Idealizadora da técnica cirúrgica de transformação do sorriso gengival e controle de recidiva. 
CRO-RJ: 30422


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: sensibilidade