17.11.2021

Bicarbonato para sensibilidade nos dentes: funciona?

Pensando em usar bicarbonato para sensibilidade nos dentes? Veja se a medida realmente funciona!
Pensando em usar bicarbonato para sensibilidade nos dentes? Veja se a medida realmente funciona!

A sensibilidade nos dentes é um dos problemas bucais que mais afetam o bem-estar dos pacientes. Causada por diferentes fatores, que vão desde a erosão do esmalte ao bruxismo, o dente com sensibilidade pode resultar em dor e desconforto ao consumir alimentos ou bebidas quentes e geladas.

Justamente por isso, é comum que a primeira reação seja buscar formas de tratar o quadro. Dentre as principais opções, o bicarbonato para sensibilidade nos dentes segue no topo da lista. Mas será que esse tipo de tratamento realmente funciona? Veja o que diz a dentista Uila Ramos! 

Afinal, o bicarbonato para sensibilidade nos dentes funciona?

Antes de mais nada, é preciso entender que o bicarbonato de sódio é utilizado como parte do tratamento da limpeza dentária. “Ele participa da profilaxia profissional ajudando a remover a placa bacteriana da superfície dentária, além de promover o polimento das superfícies dentais”, conta a dentista. Justamente por isso, é importante ter em mente que o bicarbonato para sensibilidade nos dentes não funciona. 

Na verdade, a substância favorece a eficácia de outras opções de tratamento para sensibilidade nos dentes. “Pela sua ação de remoção de placa bacteriana e polimento das superfícies dentárias, ele contribui para facilitar a ação dos fluoretos aplicados sobre os dentes e faz com que sejam eficazes, através da formação da fluorapatita no esmalte dental”, afirma Uila.

O uso inadequado do bicarbonato para sensibilidade nos dentes pode trazer danos à saúde bucal

Quando utilizado da maneira errada, o bicarbonato de sódio pode resultar no efeito contrário ao desejado. “Ele pode colaborar para desenvolvimento da sensibilidade dentária e a sua progressão pelo atrito gerado na fricção sobre o esmalte dental. Isto ocorre, principalmente, nas situações de uso caseiro do bicarbonato de sódio isoladamente ou associado a outras “receitas de internet””, alerta a dentista. Por isso, é importante evitar o uso do bicarbonato para sensibilidade nos dentes por conta própria e sempre consultar um profissional qualificado.

Além disso, vale ressaltar que, ao contrário do que muitos acreditam, o bicarbonato não é recomendado para clareamento dental. “Quando aplicado na profilaxia profissional, o bicarbonato auxilia na remoção de manchas superficiais, o que não clareia os dentes, mas sim, remove pigmentos depositados sobre as superfícies dentais”, revela a especialista. Nesse caso, o uso indevido pode, inclusive, resultar na sensibilidade nos dentes. 

Sensibilidade nos dentes: como aliviar da maneira correta?

Sabendo que o bicarbonato para sensibilidade nos dentes não é a melhor opção, é importante estar por dentro das principais formas de tratamento para o quadro. Nesse caso, o primeiro passo é garantir um diagnóstico profissional. A partir desse cuidado, será possível escolher a melhor maneira de tratar a sensibilidade nos dentes - já que a técnica pode variar de acordo com o paciente. “As abordagens terapêuticas podem ser uso de dentifrícios específicos para sensibilidade, fluorterapia, uso de dessensibilizantes, laserterapia, restaurações dentárias, cirurgias mucogengivais e tratamento endodôntico”, finaliza a dentista.     

 

Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva - Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife
CRO-PE 10.380                                          


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal