10.11.2020

Afta no céu da boca: o que é? Quais as causas? Como tratar essa lesão?

Notou uma afta no céu boca? Veja as possíveis causas para o problema e dicas para tratar o quadro e evitar o incômodo
Notou uma afta no céu boca? Veja as possíveis causas para o problema e dicas para tratar o quadro e evitar o incômodo

Quem nunca passou pelo desconforto de ter uma afta na boca? Responsáveis por causar dores e desconforto, essas pequenas feridinhas podem podem surgir em diferentes pontos da boca e atrapalhar funções importantes, como a alimentação e a fala. Mas você sabia que as aftas também podem surgir no céu da boca? Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a dentista Rita Ventura que revelou os principais motivos por trás da afta no céu da boca e os cuidados necessários para tratá-la. Dá uma olhada!

A afta no céu da boca: entenda como surge o quadro

Embora as aftas possam surgir em diferentes partes do interior da boca, é comum ligar o sinal de alerta quando a lesão se apresenta no céu da boca. Afinal, o quadro pode causar bastante incômodo na região antes mesmo do seu surgimento. No entanto, de acordo com a especialista Rita, o quadro pode ser mais comum do que se imagina. “A afta pode aparecer no céu da boca, na gengiva e até mesmo na garganta e não existe uma causa específica para o quadro. Na verdade, ela pode surgir diferentes fatores, como causa hereditária, ansiedade, baixa imunidade ou pode ser causada por alguma doença específica, como diabetes”, revela.

Os cuidados necessários para tratar afta no céu da boca

Ao notar a presença de uma afta no céu da boca, é normal que a primeira atitude seja buscar formas de tratar e eliminar o problema. Ainda que a afta desapareça sozinha em quase todos os casos, Rita adianta: investir em alguns hábitos simples pode ajudar a aliviar o incômodo da lesão. “Manter a higiene bucal em dia para evitar que bactérias da boca causem infecção quando em contato com a afta é fundamental”, aconselha. Além disso, a profissional alerta sobre os cuidados com a alimentação durante essa fase. “Evitar comer alimentos apimentados ou ácidos também é importante, já que eles podem causar dores e piorar o quadro”, conta.

Saiba como prevenir o surgimento de aftas na boca

Para surpresa de alguns pacientes, controlar o surgimento da afta está longe de ser uma tarefa fácil. Isso porque algumas causas do quadro são ligadas à fatores fora do nosso controle. Ainda assim, existem alguns cuidados que podem ajudar a prevenir minimamente o surgimento dessas lesões na boca. “Manter uma boa alimentação, cuidar da imunidade e ter uma higiene bucal regular, são medidas que auxiliam na prevenção”, revela a dentista. Mas, vale ressaltar que, quando as aftas se tornam um problema recorrente, é importante consultar um dentista para avaliar o quadro.

Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura - 
Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em Harmonização Facial e estética dental
Rio de Janeiro - RJ
CRO: 42601


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal