29.01.2021

Afta na garganta: quais são as causas? Qual é o melhor tratamento?

Entenda as causas e todos os cuidados para as aftas que aparecem na garganta
Entenda as causas e todos os cuidados para as aftas que aparecem na garganta

Aftas são bolinhas inflamadas que normalmente aparecem nos lábios e na língua. Mas você sabia que essas lesões também podem surgir na garganta, causando muito incômodo ao engolir alimentos? Isso acontece porque a região é envolvida pela mucosa bucal, tecido que sofre com a formação das feridas. Mas quais são as causas da afta na garganta e o melhor tratamento para dar um fim nesse problema? O Sorrisologia entrevistou o dentista Igor Puga que explicou tudo sobre o tema.

O que causa afta na boca?

Apesar de ser um problema bastante comum, ainda não se sabe exatamente o que provoca o aparecimento da afta, mas existem alguns fatores, isolados ou em conjunto, que podem ser determinantes para o surgimento dessas lesões. "A estomatite aftosa ou aftas, correspondem a uma pequena lesão que pode surgir na boca, língua ou garganta e tornar o ato de falar, comer e engolir bastante desconfortável", esclarece Dr. Puga.

Mesmo não tendo uma causa esclarecida, é sabido que algumas situações podem favorecer o seu aparecimento. "Sabe-se, por exemplo, que as aftas são mais comuns em mulheres e que cerca de 30% das pessoas acometidas têm casos na família, talvez por associação genética ou exposição ambiental semelhante", revelou o dentista. A ingestão de alimentos muito ácidos e uma flora intestinal desregulada podem gerar o aparecimento desses pequenos machucados. Outros fatores que devemos ficar atentos são:

Afta na garganta: entenda as causas dessas lesões

A afta na garganta consiste no surgimento de uma pequena ferida arredondada (esbranquiçada no centro e avermelhada por fora) que causa dor e desconforto, especialmente ao engolir ou falar. "Além dos casos comuns, alguns pacientes ainda podem desenvolver febre, mal estar e aumento dos gânglios do pescoço. As aftas costumam durar de 10 a 14 dias, com pelo menos quatro de dor", ressaltou Igor. Embora os sintomas sejam bem incômodos, não há nada de grave nas aftas em si. As lesões têm cor esbranquiçada e às vezes amarelada, com diâmetro variando de 2,3 mm a 8 mm, sem pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Porém, se elas forem muito frequentes em um curto espaço de tempo, é importante procurar ajuda médica, pois esses machucados podem ser sintomas de algum problema maior.  

5 causas da afta na garganta

  • 1. Sistema imunológico debilitado;

  • 2. Reações alérgicas às bactérias;
  • 3. Doenças inflamatórias do sistema digestivo;
  • 4. Estresse emocional;
  • 5. Problemas do estômago e de refluxo.

Afta na garganta: fique de olho nesses sinais!

Quando houver o aparecimento de qualquer um desses sintomas é importante ir ao dentista para que possa ser identificada a causa e iniciado o tratamento.

 

Esse artigo contou com a participação profissional de:

Igor Puga
CRO-RJ 28418
Cirurgião-dentista com formação em harmonização facial

Atualizada em 13/08/2021.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal