Dor no dente podre: o que fazer para acabar com o problema?
Saiba como lidar com a dor de dente causada por dente podre. Entenda o que é a condição, como prevenir e tratar. Continue lendo e saiba mais!
Compartilhar em suas redes
Ter dor de dente é algo mais comum do que se imagina. No entanto, em alguns casos, o motivo por trás desse incômodo pode estar ligado a um quadro mais grave: o dente podre. Com uma aparência nada agradável, esse elemento dental costuma ser considerado como perdido devido à presença extensiva de cáries. Mas será que remover o dente podre é a melhor opção para aliviar a dor de dente? O que fazer nesses casos? Para esclarecer essas dúvidas, o Sorrisologia conversou com a dentista Rhianna Barreto que revelou os tratamentos para essa complicação.
O que é dente podre?
Antes de descobrir como amenizar a dor de dente podre, é importante amenizar como esse quadro se forma. Por isso, a profissional adianta: “o dente podre é um elemento que possui a presença da cárie extensa ao ponto de estar totalmente prejudicado e, muita das vezes, necrosado”.
Embora seja associado à doenças bucais que surgem na fase adulta, o quadro também pode acometer crianças e adolescentes, principalmente aqueles que não praticam uma boa higiene bucal. Nesse caso, além da dor de dente, outros sintomas como desgaste dentário, tártaro, mau hálito e aspecto amarelado também podem aparecer.
Dor de dente é um sintoma comum de dente podre
De acordo com Rhianna, a presença de um dente podre quase sempre é sinônimo de incômodo. “Isso porque conforme a carie avança, pode ocorrer dor ou necrose pulpar, o que leva a um quadro infeccioso e dor intensa”, explica a profissional. Mas esse não é o único sintoma. Um artigo publicado em 2002 por pesquisadoras da Universidade de Fortaleza (UniFor), aponta que os pacientes conseguem identificar o problema ao passar a língua sobre o dente podre e sentir buracos profundos. O mau hálito e linhas escuras nos dentes também são sinais de apodrecimento do dente. O problema é que eles só buscam tratamento quando a dor começa e nesse estágio, pode não ser possível salvar o dente afetado. Por esse motivo, ao notar qualquer probleminha na cavidade oral, o ideal é consultar um dentista o quanto antes para avaliar o quadro e, assim, preservar a sua saúde bucal.
Saiba como aliviar a dor de dente podre
Pode até parecer óbvio, mas o primeiro passo para eliminar a dor de dente podre é sempre o mesmo: buscar ajuda profissional o quanto antes. “Ir ao dentista para realizar o tratamento do dente quando possível ou extração do mesmo é fundamental”, revela Rhianna.
Além disso, existem algumas medidas que podem ser feitas em casa para amenizar o incômodo. “É possível fazer o uso de analgésicos e bochechos com malvona de forma paliativa para diminuir a dor de dente podre”, afirma. No entanto, é importante consultar o seu médico de confiança para evitar o uso de medicamentos inadequados para o seu quadro.
É possível recuperar o dente podre com algum tratamento?
Sim, é possível recuperar um dente podre, mas tudo isso vai depender do olhar profissional do odontologista e do estágio do quadro. “Existe o tratamento de canal”, afirma Dr. Rhianna. No entanto, vale ressaltar que, nos casos que não é possível realizar esse procedimento, tá tratamento indicado é a extração do dente podre e reabilitação com implantes dentários.
4 cuidados para evitar que o surgimento de um dente podre
Realize uma boa higiene bucal, incluindo o uso de fio dental e enxaguante após todas as refeições;
Mantenha visitas regulares ao dentista cada quatro ou seis meses para realizar a profilaxia dentária;
Alimente-se bem. Uma dieta balanceada é fundamental para prevenir o surgimento de cáries e, consequentemente, o desenvolvimento de um dente podre. Nesse caso, vale apostar em alimentos ricos em cálcio e fósforo que ajudam a fortalecer os dentes;
- Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448
Atualizada em 23/08/2022.