Entenda o que são micróbios, como eles agem na boca e a melhor forma de combatê-los.

Micróbios na Boca: Como Prevenir Bactérias, Vírus e Germes

Descubra como os micróbios, incluindo bactérias e vírus, afetam a saúde bucal e aprenda a prevenir seu impacto com práticas de higiene eficazes.

16/04/2020

Publicador de Conteúdos e Mídias

Nossa boca abriga uma grande quantidade de micróbios, incluindo bactérias, vírus e germes. Cada um desses microrganismos age de maneira diferente no ambiente bucal, podendo afetar a saúde bucal e o sistema imunológico de diversas formas. Para entender melhor como esses micróbios atuam e como combatê-los, entrevistamos a dentista Rhianna Barreto, que nos explicou as diferenças entre eles e as melhores formas de prevenir problemas causados por esses agentes invisíveis.

O Que São Bactérias, Vírus e Germes?

Os micróbios são seres microscópicos que habitam o corpo humano e outros ambientes. Entre eles, as bactérias e os vírus são os mais conhecidos. As bactérias são microrganismos unicelulares que podem levar a doenças ou desempenhar funções benéficas no organismo, como a digestão. Já os vírus são organismos que precisam de um hospedeiro para se multiplicar, podendo causar doenças nos seres vivos. Os germes, por sua vez, englobam tanto bactérias quanto vírus, protozoários e fungos, e são tão pequenos que só podem ser vistos ao microscópio.

Qual É A Diferença Entre Bactérias, Vírus e Germes?

A dentista Rhianna esclarece: "Embora os vírus e as bactérias sejam considerados germes, eles apresentam diferenças importantes. Os vírus não possuem células e precisam de um hospedeiro para se multiplicar, enquanto as bactérias são seres unicelulares que, em muitos casos, são inofensivos e até benéficos ao corpo". Entretanto, quando há um desequilíbrio na flora bacteriana da boca, as bactérias podem se proliferar de forma descontrolada, resultando em problemas bucais.

Micróbios Podem Ser Transmitidos Pela Boca?

Sim, os micróbios podem ser transmitidos pela boca de várias maneiras. As bactérias já fazem parte da microbiota oral, geralmente sem causar danos, a menos que ocorra um desequilíbrio. Já alguns vírus, como o COVID-19, podem ser transmitidos pela saliva, espirros ou contato com superfícies contaminadas. Por isso, é importante adotar medidas de higiene rigorosas para evitar a transmissão desses microrganismos.

Como Combater os Micróbios na Boca?

A melhor forma de combater os micróbios bucais depende do tipo específico de microrganismo. No entanto, a dentista Rhianna recomenda uma boa higiene bucal e medidas preventivas, como:

• Manter objetos pessoais limpos e não compartilhá-los, como escovas de dente e talheres;

• Higienizar e desinfetar superfícies com álcool 70%, especialmente em áreas comuns;

• Garantir ambientes bem ventilados para circulação de ar ou com limpeza contínua em locais refrigerados.

Esses cuidados são fundamentais para reduzir a transmissão de micróbios e preservar a saúde bucal.

Prevenção Diária com Produtos Oral-B

Para manter sua boca protegida contra os micróbios, incluindo bactérias e vírus, é essencial adotar uma rotina de higiene bucal eficaz. Produtos como as escovas elétricas Oral-B, projetadas para remover a placa bacteriana de forma eficiente, são ideais para esse cuidado diário. Além disso, o uso de fio dental e enxaguantes bucais da Oral-B ajuda a eliminar os microrganismos que podem causar problemas bucais. A combinação desses produtos com uma boa rotina de higiene bucal garante dentes e gengivas mais saudáveis, reduzindo o risco de proliferação de micróbios.

Mais Recentes