09.08.2021

Aparelho de safira: saiba as vantagens desse modelo

O aparelho de safira é um dos mais procurados por quem busca um tratamento discreto e eficaz. Saiba mais!
Aparelho de safira: saiba as vantagens desse modelo de aparelho ortodôntico
O aparelho de safira é um dos mais procurados por quem busca um tratamento discreto e eficaz. Saiba mais!
O aparelho de safira é um dos mais procurados por quem busca um tratamento discreto e eficaz. Saiba mais!

Você já ouviu falar em aparelho de safira? Conhecido pela sua discrição, o modelo é a solução perfeita para quem deseja disfarçar os braquetes, fios e estruturas metálicas durante o tratamento ortodôntico. Na prática, o aparelho de safira requer alguns cuidados específicos para manter todas as peças clarinhas e sem manchas, mas pode ser muito vantajoso para o seu sorriso. Pensando em esclarecer tudo sobre o assunto, nós conversamos com o ortodontista Djalma Faria, que revelou os principais benefícios desse tipo de aparelho ortodôntico transparente. Veja só! 

Aparelho de safira: entenda a diferença entre esse modelo e o tradicional 

Como o próprio nome já indica, o aparelho de safira é feito com braquetes de cristal da pedra. Embora siga a estrutura convencional dos outros modelos, esse tipo de aparelho ortodôntico é transparente e possui um aspecto mais translúcido, se encaixando nas diversas cores de dentes. Justamente por isso, ele é um dos mais recomendados para pacientes que buscam passar despercebidos pelo tratamento ortodôntico. 

Por outro lado, vale ressaltar que, diferente do tratamento tradicional, o aparelho de safira requer um investimento financeiro maior do paciente. “Esse tipo de aparelho ortodôntico transparente possui um valor mais alto, justamente por ter uma  resistência e oferecer braquetes translúcidos”, afirma. Sendo assim, antes de optar pelo uso do acessório, é importante consultar o seu dentista e se certificar de todos os detalhes.

Os benefícios do aparelho de safira para o tratamento ortodôntico

Quando o assunto é o aparelho de safira, a principal vantagem é, certamente, a estética oferecida pelo modelo. “Ele é discreto e com braquetes translúcidos que ficam menos perceptíveis para quem usa”, ressalta o profissional. Outro diferencial desse tipo de aparelho ortodôntico transparente é que a sua estrutura não costuma manchar com tanta facilidade. Se o paciente consome alimentos pigmentados, como café, refrigerante e molhos, o uso do acessório não será um problema. 

A resistência também é outra característica marcante desse tipo de aparelho ortodôntico, assim como a facilidade durante a rotina de higiene bucal. Além disso, o aparelho de safira tende a ser mais confortável do que o tradicional, evitando possíveis ferimentos na parte interna e externa da boca.

Saiba os cuidados necessários para o uso do aparelho de safira

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que o aparelho de safira se destaca pelos braquetes mais claros, certo? Justamente por isso, o principal cuidado em relação a esse tipo de aparelho ortodôntico transparente é a higiene bucal. “Embora possua maior resistência ao amarelamento, é indicado uma boa higiene dental com uso de fio dental ou escova interdental”, aconselha o dentista. 

O consumo de alimentos duros ou pegajosos é outro cuidado que deve ser tomado durante o tratamento para evitar danos ao aparelho de safira. Para completar, é importante seguir corretamente as consultas de manutenção ortodôntica. Além de garantir os ajustes necessários, o acompanhamento profissional pode prevenir e até mesmo diagnosticar possíveis quadros que possam atrapalhar o andamento do tratamento ortodôntico.

 

Este artigo contou com a participação de:
Djalma Faria - Ortodontista formado pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista no sistema invisalign, ortodontia funcional dos maxilares e ortodontia autoligavel.
CRO-SP: 59104


TODAS AS MATÉRIAS: ortodontia