É possível tratar dor no dente em casa?
A dor no dente é um incômodo que costuma pegar muitas pessoas desprevinidas. Conversamos com uma cirurgiã-dentista que nos explicou por que tratar em casa não é a melhor opção
Compartilhar em suas redes
Sentiu uma dor de dente repentina e não sabe o que fazer? Em muitos casos, a primeira coisa que as pessoas fazem é procurar alguma solução caseira para aliviar o incômodo sem precisar ir ao dentista. Contudo, mesmo que algumas alternativas atuem como paliativo para reduzir a dor – sobretudo quando você não puder contar com a ajuda profissional imediata –, o ideal é sempre buscar ajuda para iniciar o tratamento adequado.
Conversamos com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida para saber se é possível tratar dor de dente em casa.
Soluções caseiras para aliviar a dor no dente não são métodos de tratamento
Segundo a dentista Patrícia, existem alguns cuidados paliativos que ajudam a aliviar a dor no dente em casa. No entanto, é indispensável marcar uma consulta com um profissional assim que puder para identificar a causa do incômodo. “ Você não sabe qual é o motivo dessa dor. Pode ser, por exemplo, desde a escovação com uma escova dura, que machucou sua gengiva, uma cárie, uma doença periodontal”, explica.
Patrícia comenta que, caso não tenha disponibilidade de ir ao consultório odontológico de imediato, uma dica é entrar em contato com um dentista e explicar a situação. Em muitos casos, o dentista pode indicar um analgésico para reduzir a dor. Entretanto, nenhum remédio ou receita caseira cura a dor de dente, pois eles combatem o sintoma e não a causa do problema. “Não se automedique. Existem medicamentos específicos para os dentes, que agem mais rápido, mas só com indicação do dentista”, destaca a especialista.
Dicas práticas para aliviar dor no dente
Em uma rápida pesquisa pela internet você encontra inúmeras dicas de como aliviar a dor de dente em casa. De acordo com a dentista, alguns truques podem ajudar até o momento da consulta, como escovar os dentes e não mastigar do lado que está doendo. “Não ingira alimentos duros e/ou frios e não coloque gelo, pois pode piorar a dor/sensibilidade”.
Há casos em que a dor é um sinal de que há resíduos de alimentos presos entre os dentes. Por isso, se perceber que o incômodo está próximo aos espaços interdentais, vale a pena passar o fio dental. Outra orientação é escovar os dentes cuidadosamente, sem colocar muita força na região dolorida.
Dor no dente é sinal de alerta para problemas na cavidade bucal
Sentir dor no dente não é normal, especialmente quando acompanhada de sintomas como febre, inchaço facial e sangramentos. Portanto, qualquer incômodo é um sinal de alerta para a saúde bucal. “Sempre procure um dentista. Dor significa que há algo muito errado. Não espere muito tempo para marcar uma consulta”, reforça a dentista.
Entre as principais causas de dor no dente estão:
- Cárie;
- Abscessos;
- Doenças gengivais e periodontais;
- Inflamações;
- Trauma;
- Escovação brusca.
O tratamento de dor de dente é feito de maneira individualizada. O primeiro passo é consultar um dentista e identificar a causa. Além dos cuidados no consultório, o profissional também pode indicar algumas soluções caseiras para aliviar os sintomas.
Por fim, não deixe para visitar o dentista apenas quando estiver sentindo dor de dente. Consultas regulares são fundamentais para manter a saúde bucal em dia.