26.01.2022

Como tratar uma cárie em casa?

Não há tratamento para cárie que possa ser feito em casa. Visite seu dentista para saber como tratar o problema
Não há tratamento para cárie que possa ser feito em casa. Visite seu dentista para saber como tratar o problema

As cáries dentárias são um dos problemas de saúde bucal mais comuns. Normalmente, o tratamento consiste em uma restauração feita no consultório por um dentista. Quando a infecção está em um estágio mais avançado, é necessário realizar um tratamento de canal. No entanto, algumas pessoas acreditam que é possível eliminar a mancha no dente somente com escovação, principalmente quando não há presença de dor ou sensibilidade no local. Mas será que isso é possível? Para descobrir a melhor forma de tratar a cárie, nós conversamos com a dentista Julliane Gonzalez sobre o assunto e os principais cuidados de prevenção. 

Tratamento da cárie deve ser feito somente com orientação de um dentista

Segundo a dentista Julliane,  independente do estágio da cárie, o problema só pode ser resolvido no consultório com auxílio de um especialista. “Não é possível remover uma cárie em casa, apenas o dentista é habilitado e tem o conhecimento técnico e científico para isso”, reforça. Sendo assim, não existe nenhuma possibilidade de tratar cárie em casa. Mesmo que a infecção esteja em uma fase inicial, é fundamental fazer uma visita ao consultório odontológico. 

A cárie é uma infecção no dente provocada pelo acúmulo de placa bacteriana. A dentista explica que seu primeiro sintoma é uma mancha branca na superfície do dente. Com o tempo, ela vai escurecendo até se tornar o característico “pontinho” preto. “O sinal da mancha branca já é um alerta para tratar. O tratamento é feito de acordo com o quadro de evolução. Vai desde aplicação de flúor e acompanhamento a restauração, popularmente conhecida como obturação”, comenta. 

Além das manchas, a cárie também pode causar dor no dente. Nessa situação, é provável que a infecção já tenha atingido a polpa, um tecido mole que abriga os nervos e os vasos sanguíneos. Para esses casos mais avançados, a dentista afirma que a única solução é o tratamento de canal. 

 Como prevenir a cárie: a higiene bucal é fundamental

A melhor maneira de prevenir a cárie é escovar os dentes após todas as refeições. De acordo com a dentista Julliane, a infecção costuma ser resultado da combinação de higiene bucal inadequada e consumo excessivo de doces. Portanto, o cuidado principal é voltado para a alimentação e limpeza diária. “Mantendo uma alimentação pobre em açúcar, realizando boa higiene dental, escovação ao acordar, antes de dormir e após cada refeição”, reforça. Segundo a especialista, o uso do fio é essencial no combate à cárie. O ítem ajuda a eliminar restos de alimentos que a escova não alcança, em especial os que ficam entre os dentes. 

Junto com a higiene diária feita em casa, fazer consultas regulares no dentista faz toda a diferença na prevenção à cárie. Mesmo sem apresentar nenhuma suspeita de problemas nos dentes, é importante fazer uma checagem da saúde bucal, pelo menos, a cada seis meses. A limpeza profunda realizada no consultório ajuda na remoção de placa bacteriana e do tártaro. Além disso, a aplicação de flúor fortalece os dentes e evita o desenvolvimento de infecções, como a cárie. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Julliane Gonzalez - Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Iguaçu. Pós-graduanda em prótese dentária na Universidade Iguaçu.
CRO-RJ: 49513

Redação: Joanna Dark


Tags:

saúde bucal cárie

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal