23.11.2021

Qual é o melhor tratamento para sensibilidade nos dentes?

O tratamento para sensibilidade nos dentes pode variar de acordo com a causa do quadro. Entenda!
O tratamento para sensibilidade nos dentes pode variar de acordo com a causa do quadro. Entenda!

A sensibilidade nos dentes, também conhecida como sensibilidade dentinária, é uma condição que pode atingir pacientes de qualquer idade. Gerado por diversos motivos, incluindo clareamento e bruxismo, o quadro causa um incômodo capaz de atrapalhar atividades diárias essenciais, como a alimentação.

A boa notícia é que existem muitas formas de lidar com a sensibilidade nos dentes e, independente do tratamento escolhido, a doença bucal pode ser controlada. Por isso, conversamos com a dentista Renata Horn que revelou o que é bom para sensibilidade nos dentes. Dá só uma olhada!

Sensibilidade nos dentes: o quadro pode ser causado por fatores que alteram a estrutura dentária 

A sensibilidade dentinária nada mais é do que uma dor aguda, curta e transitória. Geralmente, ela é resultado de uma resposta aos estímulos térmicos, como a exposição ao frio, mecânicos, osmóticos ou químicos, como o consumo de alimentos ácidos ou doces.

Segundo a especialista, o que causa a sensibilidade nos dentes é a mudança na estrutura dentária, sobretudo a exposição da dentina radicular, que facilita a ocorrência da condição. “Recessão gengival por doença periodontal ou por escovação traumática, processo de erosão por má oclusão, clareamento dental e fraturas dentárias são algumas situações que podem provocar a exposição dos túbulos dentinários e os episódios de sensibilidade nos dentes”, revela a Dra. Renata.

Os sintomas de sensibilidade nos dentes afetam a alimentação e o bem-estar dos pacientes

A sensibilidade nos dentes está longe de ser uma condição silenciosa. Na verdade, o quadro apresenta sintomas bem característicos e que podem ser notados pelos pacientes. Na maioria das vezes, um dente com sensibilidade pode apresentar desde pequenos incômodos a desconfortos grandes que atrapalham atividades diárias essenciais. 

“O quadro pode influenciar na escolha de alimentos e na capacidade de controle de placa por tornar a escovação dos dentes um processo doloroso”, conta a dentista. Por isso, a qualquer sinal de dor ao consumir alimentos quentes ou frios demais, é importante consultar um profissional de confiança - já que pode indicar sensibilidade nos dentes. 

Sensibilidade nos dentes: como aliviar o quadro com os tratamentos adequados

Ao perceber os sintomas de sensibilidade nos dentes, o primeiro passo é consultar um especialista para garantir um diagnóstico correto. A partir disso, o profissional poderá traçar o melhor tratamento para sensibilidade dentária, que tende a variar de acordo com a causa. Medidas com dentifrícios dessensibilizantes e compostos que ajudam a dentina a se tornar menos permeável, por exemplo, podem ser recomendadas. 

“Quando o motivo por trás da sensibilidade nos dentes é erosão ou fratura, a restauração dentária é a melhor opção. Já em casos de retração gengival, o recobrimento radicular com enxerto pode ser a sugestão”, conta a dentista. Mas, quando se trata de sensibilidade nos dentes após clareamento, o uso de agentes dessensibilizantes podem ser necessários para aliviar o desconforto. De qualquer forma, é importante avaliar o caso antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

 

Este artigo contou com a participação de:
Renata Horn - Mestre em implantodontia e especialista em periodontia e ortodontia. Idealizadora da técnica cirúrgica de transformação do sorriso gengival e controle de recidiva. 
CRO-RJ: 30422


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal