Aprenda seis técnicas eficazes de massagem para aliviar a dor na ATM e no maxilar, melhorando seu conforto e bem-estar
Mulher negra fazendo auto-massagem na mandíbula
Mulher negra fazendo auto-massagem na mandíbula
Tags:

Publicador de Conteúdos e Mídias

6 técnicas de massagem para dor na ATM e dor no Maxilar

Descubra seis técnicas de massagem para aliviar a dor na ATM e no maxilar. Alivie seu desconforto hoje mesmo! Clique e veja como.

10/03/2016

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sensação de desconforto, pressão, estalos, cliques, dor de cabeça, dor ao mastigar, dor e dificuldade falar e em abrir a boca. Se você sentir alguns desses sintomas, continue lendo.  A dor na ATM e no maxilar podem surgir por diversas razões.

Com o dia a dia corrido, muitas vezes deixamos o autocuidado de lado para focarmos em outras coisas da vida. Só que um dia a conta chega e isso reflete no corpo. Em alguns casos, a dor é tanta que pode levar a dor crônica e consequentemente, o uso de medicamentos fortes.

Nesse artigo de Sorrisologia, listamos 6 técnicas de massagem que podem ajudar você a se livrar da dor na ATM e no maxilar.

Vamos relaxar e acabar logo com essa tensão?

Por Que Temos Dores Na ATM e no Maxilar?

A articulação que conecta a mandíbula ao crânio, chamada de ATM, fica exposta a problemas que podem causar dores intensas comprometendo de forma significativa a qualidade de vida e bem-estar.

Vários são os fatores que podem causar dores na ATM e no maxilar. Estresse, ansiedade, mastigação errada, desalinhamento dental e bruxismo estão entre eles.

Podemos dividir as principais em:

Dor Na Mandíbula

  • fratura;
  • bruxismo;
  • problemas dentários;
  • disfunção temporomandibular;
  • trauma no rosto.

Dor No Maxilar

  • disfunção temporomandibular;
  • cefaleia em salvas;
  • sinusite;
  • problemas dentários;
  • neuralgia do trigêmeo;
  • bruxismo.

Quais São Os Benefícios Da  Massagem Facial?

A massagem nos pontos de tensão do rosto melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos faciais de diversas maneiras.

A circulação de sangue na região leva oxigênio e nutrientes às células da pele e isso ajuda a renovação das células e da saúde da pele em geral.

Além disso, a massagem no rosto ajuda a aliviar a tensão acumulada ao longo do dia, reduzindo o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

6 técnicas de massagem para dor na ATM e dor no Maxilar

Agora vamos apresentar as 6 técnicas de massagem para dor que você pode fazer em casa. Contudo, é importante consultar um especialista, seja um dentista especialista em ATM ou uma massoterapeuta.

Cada técnica abaixo deve ser feita de maneira suave, pois seu objetivo principal é o alívio da dor e desconforto.

1. Automassagem facial

A massagem facial é indicada para liberar a tensão muscular da face e melhorar a circulação sanguínea.

  • Como fazer a automassagem facial

Utilize as pontas dos dedos para massagear toda a face. Com movimentos circulares e suaves, vá da testa ao queixo, passando pelas têmporas, bochechas e maxilares.

Faça uma leve pressão nos pontos da face localizados entre as sobrancelhas e ao lado do nariz. Para isso, utilize o polegar ou a ponta do dedo indicador.

Para finalizar, com movimentos suaves, alise todo o rosto utilizando as palmas das mãos.

2. Automassagem da mandíbula

Isso serve para aliviar dores e pressões na mandíbula. É ideal para tratar os efeitos do bruxismo e o uso dos músculos mastigatórios.

  • Como fazer a automassagem da mandíbula

Com os polegares posicionados sob o queixo e os indicadores nas têmporas, faça movimentos suaves e circulares em ambas as direções da mandíbula.

Pressionando levemente os pontos de tensão ao longo da mandíbula, finalize com movimentos suaves, alisando a região mandibular e do pescoço.

3. Automassagem na bochecha

Massagear as bochechas relaxam os músculos internos e proporciona alívio da dor e tensão na região.

  • Como fazer a automassagem da bochecha

Inicie a massagem pressionando as bochechas com as palmas das mãos. Em seguida, deslize as mãos indo em direção às orelhas, colocando uma leve pressão.

Em seguida, faça movimentos circulares e suaves com as pontas dos dedos, massageando as bochechas na direção de cima para baixo. Esse movimento é importante pois estimula a produção de colágeno, o que melhora a firmeza da pele.

4. Automassagem do sorriso

Aqui, o foco é reduzir a rigidez e promover a circulação na região da boca e lábios.

  • Como fazer a automassagem do sorriso

Com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares e massageie a região da boca e dos lábios. Abra e feche a boca o máximo que conseguir. Em seguida, sempre de forma leve, sorria!

5. Automassagem na língua

É a menos conhecida de todas as massagens e automassagens para aliviar a dor na ATM e mandíbula..

  • Como fazer a automassagem da língua

Coloque a ponta da língua no céu da boca, deslize-a para trás e empurre o céu da boca. Mantenha essa posição por alguns segundos. Repita várias vezes durante o dia, ou quando achar necessário.

6. Automassagem na boca

Além de aliviar a dor, a massagem da boca melhora a mobilidade da mandíbula.

  • Como fazer a automassagem da boca

O exercício aqui é simular um beijo no ar. Mantenha a posição por alguns segundos, sempre tensionando todos os músculos da região.

Essas técnicas, apesar de simples, ajudam a aliviar o desconforto que sentimos durante o dia.

Você sabia que a Mastigação É Uma Forma De Alongamento?

Quando mastigamos, estamos alongando os músculos da boca. O simples movimento de abre e fecha acaba se tornando um relaxamento para os músculos e articulações da região.

Alongamentos No Pescoço

Para soltar os músculos tensionados que causam dores na região do maxilar, exercícios de alongamento podem acabar com os incômodos na mesma hora. Basta respirar e relaxar:

  • Puxe a cabeça lateralmente, segurando a respiração, contando até 10. Repita a mesma sequência no outro lado.
  • Com as mãos, puxe a nuca até a altura do peito, respirando e contando até 10.  Em seguida, solte todo o ar.
  • Tente encostar a nuca nas costas até onde puder. Conte até dez puxando o ar. Em seguida, solte a respiração.
  • Movimente o pescoço suavemente e de forma circular no sentido horário e anti-horário.
  • Trabalhe a escápula: puxe o braço com o antebraço no sentido lateral, segurando ar, contando até 10 e soltando a respiração. Fazer o mesmo com o outro lado.

O importante é sempre procurar seu dentista de confiança e conversar sobre o que você está sentindo. Pode ser que seja necessário incluir outros profissionais, como um fisioterapeuta ou um massoterapeuta, para que o tratamento seja completo.

Quando a dor na ATM e maxilar surgem, é possível inserir, em sua rotina diária, técnicas simples de massagem para aliviar o desconforto. Ao cuidar da sua saúde bucal, você estará investindo em uma vida mais saudável e sem dor. 

Você só precisa dedicar alguns minutos do seu dia para relaxar e praticar essas técnicas. 

Artigo revisado em: 12/07/2024

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias