O frio pode aumentar a sensibilidade nos dentes? Entenda como o clima pode interferir nos sintomas
A sensibilidade nos dentes tende a ficar mais acentuada em dias muito frios
A sensibilidade nos dentes tende a ficar mais acentuada em dias muito frios

Publicador de Conteúdos e Mídias

O tempo frio pode aumentar a sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade nos dentes, geralmente causada pelo desgaste do esmalte dentário, tende a piorar em dias muito frios ou com o consumo de alimentos muito gelados.

18/04/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Para quem tem sensibilidade nos dentes - o que ocorre, geralmente, quando o esmalte dentário está desgastado -, o consumo de alimentos muito gelados (bebidas e sorvetes, por exemplo) tende a piorar a dor e o desconforto no dia a dia. Mas, você já parou para pensar que o clima em si também pode afetar bastante os dentes sensíveis? Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética. Ela falou mais sobre como temperaturas muito baixas, comuns durante o inverno, podem influenciar a sensibilidade dental. 

Sensibilidade nos dentes pode piorar durante o inverno

De acordo com a Dra. Patrícia Almeida, o clima frio pode sim piorar os sintomas de sensibilidade nos dentes, principalmente caso o indivíduo esteja com cárie ou em um período pós-tratamento (de clareamento dental, por exemplo) - fatores que tendem a deixar os dentes mais sensíveis. “A diferença de temperatura do ambiente com relação à do nosso corpo faz com que isso aconteça. Quando a região cervical do dente (mais próxima da gengiva) fica exposta ao meio bucal, gera uma maior sensibilidade dental, já que o dente possui uma grande quantidade de inervações que ficam mais suscetíveis a essa brusca diferença de temperatura entre o ambiente externo e interno”, explica a profissional.

Gripes e resfriados tendem a acentuar a sensibilidade dentária

Durante o inverno, com o clima mais frio e seco, ocorre um aumento de incidência de doenças alérgicas e infecciosas (causadas por vírus, bactérias e fungos). Geralmente, gripes, rinites e sinusites tendem a causar congestão nasal e uma série de sintomas no sistema respiratório. Mas, você sabia que elas também podem ser prejudiciais para quem tem dentes sensíveis? De acordo com a dentista, infecções respiratórias podem afetar a saúde da boca e, consequentemente, piorar quadros de sensibilidade nos dentes.

“As doenças infecciosas, como sinusite, que começam uma infecção nos seios maxilares (localizados logo acima das raízes dos dentes molares), podem causar inchaço, com acúmulo de muco bacteriano ou viral. A pressão sobre as terminações nervosas dos dentes pode causar a sensação de dor ou sensibilidade em um ou mais dentes”, destaca a especialista.

Sensibilidade nos dentes: como prevenir sintomas

Ter atenção com a alimentação e a higiene bucal é uma dica importante para quem tem sensibilidade dentária. De acordo com a dentista, esse é um ponto indispensável para evitar que os dentes fiquem muito fragilizados. “Para prevenir a sensibilidade, é recomendado reduzir a frequência de alimentos ácidos e ricos em açúcares, pois ambos têm alto poder de erosão dentária. Também é importante manter os hábitos de higiene bucal, utilizando escovas de cerdas macias e procurar um cirurgião dentista para o tratamento de hábitos de ranger ou pressionar os dentes”, finaliza a Dra. Almeida. 

Vale destacar, ainda, que se aquecer durante o inverno e beber bastante água a temperatura ambiente (para não afetar os dentes sensíveis), é importante para evitar doenças infecciosas, fortalecendo tanto a saúde respiratória quanto a bucal. 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias